1
resposta

Duvidas gerais

Nao consegui entender muito bem porque e preciso mapear o mysql no docker-compose e depois mapear no kubernetes.

Se o kubernetes recebe o mapeamento final dos volumes do mysql a configuracao do docker-compose nao serve pra nada.

Outra coisa. Nos videos finais quando e solicitado a lista de pods aparecem apenas 3 pods da aplicacao, mas se tem tem maquinhas no google cloud e cada maquina com um cluster nao deveri ter 9 pods?

Mais uma coisa a imagem criada pelo dockerfile foi colocada no dockerhub.Esse processo funcionaria se eu mandasse dar build na imagem que ta no dockerfile ao inves de eu pedir pra pegar do dockerhub?

Mais uma duvida? Como o codigo fonte foi parar no cloud? Eu fiz um volume da minha maquina com o com container. Mas depois naao fiz mais nada?

Se eu apagar o projeto da minha maquina o as maquinas do google cloud param de funcionar?

1 resposta

Oi Dalcatech, tudo bem?

Não sou um especialista, mas queria poder tentar te ajudar aqui. Desculpa a demora na resposta. Mas vamos lá.

Acho que a gente precisa ser consistente nas configurações. O docker-compose pode e acho que até deve conseguir levantar a estrutura completa independente do kubernetes. Lembrando que o kubernetes fica acima do Docker pra poder monitorar o status de cada container, etc. Só assim ele pode subir uma arquitetura, manter e ainda matar e restaurar um container caso precise.

Pensando assim, as configurações devem ser consistentes nas duas pontas. Faz sentido?

Sobre o Google Cloud, até onde entendi, pods são basicamente containers. Os nodes (máquinas) não indicam necessariamente que os pods serão replicados em cada nó. Temos 3 pods, que podem estar todos em um node só ou em vários nodes (até 3 nesse caso, 1 pod por node).

Aqui acontece que o números de pods será balanceado nas máquinas, mas o número é um total só.

Eu não entendi essa parte: Mais uma coisa a imagem criada pelo dockerfile foi colocada no dockerhub.Esse processo funcionaria se eu mandasse dar build na imagem que ta no dockerfile ao inves de eu pedir pra pegar do dockerhub?

Quer tentar me explicar novamente? No geral, a imagem precisa estar disponível em algum lugar que o kubernetes/docker consiga pegar pra gerar os containers.

Aqui: Mais uma duvida? Como o codigo fonte foi parar no cloud? Eu fiz um volume da minha maquina com o com container. Mas depois naao fiz mais nada?

No processo de build da imagem, há uma parte de escrita de camadas. Até onde sei, quando você manda fazer um copy dos arquivos para dentro da imagem, seu código é colocado lá.

Se eu apagar o projeto da minha maquina o as maquinas do google cloud param de funcionar?

Até onde sei não. Não há ligação nenhuma entre a sua máquina local e a que está no Cloud. Não é um espelhamento completo a esse ponto.

Foram muitas dúvidas! Ufa, tenta enumerar elas numa próxima vez que tiver mais de uma dúvida no assunto só por favor? Caso prefira, você pode abrir um tópico para cada dúvida.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software