Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Dúvidas em relação ao sistema de grid de um site responsivo

Boa tarde,

Gostaria de tirar 2 dúvidas em relação a arquitetura de um site responsivo:

1 - Hoje em dia é uma boa pratica utilizar um sistema de GRID? Ou posso construir o site normalmente sem ele?

2- Caso eu opte por utilizar um GRID, mas sem usar o framework Bootstrap, é uma boa prática "pegar" apenas o sistema de grid do framework e aplicar no meu site, ou é melhor eu mesmo criar meu sistema de grid?

Obrigado a todos :)

5 respostas

Olá, Bruno! Boa tarde!

1 - Você consegue construir um site tranquilamente sem um sistema de grid de algum framework, principalmente utilizando flexbox, porém muitas das vezes você pode acabar tendo um esforço maior do que o necessário. Eu particularmente prefiro não utilizar frameworks, se puder.

2 - Você consegue baixar somente o sistema de grids do bootstrap sim. Eu já fiz isso inclusive. Agora, se você acha que vale mais a pena escrever o seu sistema, eu aconselho principalmente pelo aprendizado. Aproveita e publica no GitHub e compartilha com a gente.

Abraços e bons estudos, Bruno!

Olá Carlos,

Obrigado pelo retorno, não sabia que dava para baixar os grids separadamente. Você mencionou FlexBox, hoje seria já recomendado a construção de site em produção utilizando ele? Pois vi que é suportado no IE a partir da versão 11 se não me engano, ai fica dúvida se não seria muito trabalhoso fazer enumeras adaptações para dar suporte aos navegadores antigos, acha que Flex já esta "maduro" no mercado?

abs

Bruno, vou ser bem sincero: Não costumo me preocupar com os navegadores mais antigos do que o IE 10. Você precisa conhecer seu publico alvo. Se você ainda precisa se preocupar com esses navegadores, realmente um grid de algum framework (como bootstrap) é o mais recomendado.

Vale ressaltar que o Bootstrap 4 (que está em beta) utilizará FlexBox.

:-)

Carlos, muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos, me deu um bom direcionado.

Obrigado e abraços :)

solução!

Que isso, Bruno.

Por nada. Qualquer coisa, só chamar aqui. :-D

Não esquece de marcar alguma das respostas como solução, pros outros alunos poderem encontrar esse tópico com mais facilidade.

;-)

Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software