Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvidas ElasticSearch Clusterizado.

Olá, Gostaria de entender qual seria a melhor forma de implementar um elasticsearch em Cluster:

Dúvidas:

1ª) Caso eu tenha 5 servidores de Elastisearch, a melhor prática seria uma réplica para cada shard?

Exemplo conf elasticsearch.yml:

node.master: true node.data: true discovery.zen.ping.unicast.hosts: ["SERVIDOR1","SERVIDOR12","SERVIDOR3","SERVIDOR4","SERVIDOR5"] discovery.zen.minimum_master_nodes: 3

PUT /my_index/_settings

{

"number_of_replicas": 1

}

2ª) Uma vez que eu resolva configurar apenas uma réplica para cada shard, corre o risco do dado (informação/registro) se perder?

3ª) Em um ambiente produtivo se tratando de requisições http, há como boa prática de ter um balanceador(Ngix,apache,F5,ACE) para distribuir a carga entre os servidores? Esse conceito se aplica no elasticsearch?

Quando configurei o Kibana por exemplo, o arquivo kibana.yml ficou com o parâmetro elasticsearch.url: "http://servidor1:9200".

Pelo o que eu entendi, toda vez que o kibana realizar uma consulta a infra (processador/memória) consumida será apenas do servidor 1 e teoricamente os demais servidores ficariam sem uso. Essa informação é verdadeira?

4ª) Se caso não for um balanceador responsável por esse papel, qual seria a melhor prática para usar os recursos de todos os 5 servidores ?

Desde já agradeço atenção.

1 resposta
solução!

Oi Ramon, tudo bem? Infelizmente eu não manjo de ElasticSearch mas o motivo da minha mensagem é outro.

Vi que você duplicou o tópico e isso meio que não é uma boa ideia, vai fazer com que a resposta possivelmente seja duplicada também ou no mínimo que a discussão seja distribuída em mais de um tópico ao invés de ficar centralizada. Entende?

Eu vou deixar o link do outro tópico aqui, para caso alguém queria acompanhar, poder ir para a discussão principal, tá bem? Assim a gente centraliza as coisas e evita esses problemas que comentei com você.

LINK: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-elasticsearch-clusterizado-51381

Desculpa não poder te ajudar com o ElasticSeach, mas mesmo que demore um pouco mais pra alguém te ajudar, evita duplicar o tópico tá bem? Obrigado pela compreensão!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software