8
respostas

Duvidas do SASS

Pessoal, estou com duvidas desse curso de SASS. Nas primeiras aulas foi nos instruido a baixar o Ruby porém o professor faz comandos com um prompt (prompt do Windows?), sem informar se usou o Ruby ou o SASS.

Dai depois de assistir a aula eu tentei instalar o SASS porém aparece a mensagem abaixo. Nas primeiras linhas diz que o Sass não é usado mais e depois diz q foi instalado com sucesso. Vai funcionar desse jeito?

Outra dúvida, os comandos que o professor fez nas primeiras aulas de variaveis foi através do RUBY ou no prompt do Windows?

Mensagem que aparece no Ruby

ruby 2.6.6p146 (2020-03-31 revision 67876) [x64-mingw32]

C:\Users\nessa>gem install sass

Ruby Sass has reached end-of-life and should no longer be used.

Successfully installed sass-3.7.4 Parsing documentation for sass-3.7.4 Done installing documentation for sass after 2 seconds 1 gem installed

C:\Users\nessa>

insira seu código aqui

insira seu código aqui
8 respostas

Fala ai Vanessa, tudo bem? Vamos por partes.

Um primeiro ponto é que o Ruby SASS foi descontinuado, isso porque o SASS foi reescrito em dart, então hoje a gente usa o Dart SASS:

https://sass-lang.com/dart-sass

O segundo ponto é que os comandos foram executados no prompt através da CLI do SASS e por baixo dos panos ele executa códigos Ruby.

Espero ter ajudado.

Oi Matheus td bem?

Deixa eu ver se eu entendi a sua resposta:

"Um primeiro ponto é que o Ruby SASS foi descontinuado, isso porque o SASS foi reescrito em dart, então hoje a gente usa o Dart SASS:"

Isso significa se eu seguir os passos q é ensinado nesse curso não dará certo? É isso?

Peço a gentileza de atualizarem o curso ou deixar mais claro aqui nas resposta desse post o que devo fazer.

Obrigada e aguardo.

Fala Vanessa, na verdade tudo que é ensinado no curso vale para o Dart SASS, o que muda é sua engine e funcionamento por baixo dos panos à baixo nivel.

A maneira como utilizar o CLI e até mesmo as funcionalidades da linguagem, prevalecem as mesmas.

Apenas o processo de instalação que fica diferente por utilizar o Dart e não mais o SASS e pode ser que algumas lib's escritas em SASS não funcione também, ex: Compass e Susy.

Espero ter ajudado.

OI Matheus, td bem?

Acho q a forma como vcs respondem não é muito didática pra quem está apredendo. Entendo que isso esse é um curso pra iniciantes portanto termos como "Engine", "CLI","lib's escritas em SASS ", " Compass e Susy. não me ajudam, só me faz sentir mais perdida.

Começar um curso que já nos primeiros videos me deixa totalmente perdida e que me faz ter q procurar soluções externas é muito frustrante, não faz sentido.

Vamos ser práticos por gentileza. Segue abaixo alguns questionamentos:

1- Entrei no site que vc me recomendou https://sass-lang.com/install. Nele tem a opção de instalar por "Formulários" ou "Linha de comando"....Qual a diferença disso?

2-Visto que na aula percebi que vc vai ensinar por linhas de comando eu deduzi que devo tentar instalar o "Linha de comando" correto? Dessa forma entrei no GITHUB e escolhi essa versão aqui "dart-sass-1.26.11-windows-x64.zip". Está correto isso?

3-Eu fiz o dowload do programa no meu computador e extrai os arquivos, porém uma coisa estranha acontece. Uma tela parecida com o prompt abre só que fecha instantaneamente. Não consigo ficar com a tela establizada pra utilização. O que eu deveria fazer?

4-Outra dúvida, conforme mostrei nas conversas acima, quando tentei usar o Ruby embora obtive a resposta de que foi descontinuado, logo embaixo aparece uma msg que foi instalado com sucesso. Fiz um pequeno teste conforme um tutorial que achei na internet e deu certo. Portanto fiquei na dúvida se poderia tentar utilizar o Ruby mesmo assim.

Peço a gentilezar de responder cada um dos meu questionamentos de forma simples e prática pra que assim eu possa continuar com o curso.

Obrigada e aguardo.

Olá, concordo plenamente com a Vanessa. Muito desagradável ver um curso e descobrir, lendo o fórum, que o que está sendo ensinado já não é mais atual. Sei que essa área evolui muito rápido, mas creio que se poderia inserir as orientações corretas e de forma mais clara.

Fala Vanessa e Cibele, antes de mais nada peço desculpas por qualquer problema que venha sendo encontrado no curso e qualquer explicação da minha parte mal feita.

Estamos trabalhando para cada dia melhorarmos para vocês.

Vamos aos pontos de dúvidas:

O conteudo do curso é totalmente válido, o que é ensinado sobre a linguagem SASS ainda é valida, não mudou nada, ainda temos mixin, placeholder, nested, for, while, if, list, map, variaveis, etc...

Todo conhecimento passado e adquirido com o curso sobre o uso do SASS vai ser aproveitado hoje em dia, isso porque a linguagem apenas evolui e teve novas funcionalidades.

O que mudou foi a linguagem que o SASS utiliza por baixo dos panos para realizar o processo de compilação do SASS para CSS, que antes era Ruby e agora é Dart.

Vanessa quando eu disse: "Engine", "CLI","lib's escritas em SASS ", " Compass e Susy.

• Engine (Motor): Seria o motor que o SASS utiliza para gerar os arquivos .css, ou seja, a linguagem que interpreta, lê e compila os arquivos .scss para .css.
  • CLI (Command line interface): Seria a linha de comando sass, ou seja, quando realizamos comandos SASS estamos utilizando o CLI do mesmo.
  • lib's escritas em SASS: Seria referente à bibliotecas escritas em SASS e no caso o Compass é uma biblioteca e a Susy seria outra biblioteca, cada uma com seu propósito e utilidade.

1- Entrei no site que vc me recomendou https://sass-lang.com/install. Nele tem a opção de instalar por "Formulários" ou "Linha de comando"....Qual a diferença disso?

Recomendo você instalar o SASS com o npm:

npm install -g sass

Não precisa fazer todo esse role de baixar zip e tals, só instalar o SASS como dependência global via npm que deve funcionar.

O mesmo vale para os pontos 2 e 3, não precisa seguir esse caminho.

4-Outra dúvida, conforme mostrei nas conversas acima, quando tentei usar o Ruby embora obtive a resposta de que foi descontinuado, logo embaixo aparece uma msg que foi instalado com sucesso. Fiz um pequeno teste conforme um tutorial que achei na internet e deu certo. Portanto fiquei na dúvida se poderia tentar utilizar o Ruby mesmo assim.

O SASS com Ruby ainda vai funcionar, porém não terá correções de bugs, melhorias ou novas funcionalidades, isso porque o mesmo foi descontinuado, mas, o que funciona ainda deve funcionar por algum tempo.

Espero ter ajudado.

Olá Matheus bom dia,

Agradeço sua reposta mais bem detalhada, isso é importante pra quem ainda é novo na área. Consegui usar o SASS através do Visual Studio Code. Achei alguns videos na internet que explicam como fazer isso.Achei até bem mais simples. Fica aí a sugestão pra vocês atualizarem o curso com essa instrução. Observem que seria apenas trocar as orientações textuais contidas na aula 2 do módulo 1. Ao invés de ensinar a usar o Ruby poderia trocar as intruções pro Visual Studio Code por exemplo.

Percebo que essa discução é muito recorrente aqui no fórum então se é assim por que não atualizar essa informação no curso? Se é muito dificil fazer dessa forma é melhor tirar o curso do ar, atualizá-lo e posteriormente lançá-lo novamente.

Deixar o curso como está me causou grande perda de tempo pois tive que buscar soluções externas pra resolver. Aliás nem vou seguir mais com esse curso, comecei a fazer o curso que achei gratuíto no you tube. É uma pena pq acredito que o seu curso tenha qualidade de conteúdo sim, mas a gente perde a confiança nele bem já no inicio.

São coisas como essas que faz com a empresa perca a credibilidade construída com tanto cuidado já por muitos anos.

Todo caso a minha intenção é que esse seja um feedback construtivo não uma simples critica.

Agradeço a atenção e aguardo melhorias.

Obrigada

Bom dia Vanessa, obrigado pelo feedback vou passar para o pessoal.

Sempre que precisar não deixe de criar suas dúvidas.

Abraços e bons estudos.