Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Duvidas de lógica

Boa noite!!

Por favor estou com algumas dúvidas bobinhas que não sei se vou conseguir me expressar bem, mas vamos lá...

• Pq ao final de cada função (function) ou algum comando dentro da função (verificaBordabolinha), temos que colocar o (), mesmo sem nenhum conteúdo dentro?

• Colocamos a seguinte função: function movimentaBolinha(){ xBolinha += velocidadeXBolinha yBolinha += velocidadeYBolinha }

o X, é o eixo da horizontal, enquanto o Y o da vertical, quando isolamos algum, a bolinha fica exatamente em cima do eixo = 0. Quando colocamos os dois juntos, ela começa a seguir por direções diagonais. Não consigo encontrar a lógica de isso acontecer mesmo tendo colocado movimento, visto que foi colocado nos eixos X e Y = 0.

Espero que tenha dado para entender +/-.

Obrigada.

2 respostas
solução!

Olá! Tudo bem?

Você expressou muito bem suas dúvidas. Vamos lá!

Quando escrevemos o nome de uma função e colocamos os parênteses em seguida isso determina uma instrução de chamada de função. Então se temos o exemplo abaixo:

//1 declaração da função

function soma (){
    console.log(1 + 2)//instrução 
}

//2 chamada da função
soma()//estamos chamando a função

Temos dois momentos:

1. Criação da função
  2. É a chamada da função, é a instrução que irá executar a função e fazer o resultado esperado aparecer no seu console

Essa estrutura faz parte da sintaxe da linguagem, que basicamente é a forma de escrevermos os códigos de uma maneira que o computador entenda.

Sua segunda pergunta está relacionada ao quadrante do plano cartesiano utilizado como referência pelo p5.js. O sistema de coordenadas é baseado no 4 quadrante. Vou deixar uma imagem abaixo para você compreender melhor:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Temos dois eixos, o x e y. Se o p5.js utilizasse o primeiro quadrante, que é o primeiro do lado superior da direita para esquerda, não teria como ter uma referência exata do início do desenho. Dessa forma, a biblioteca faz uso do 4° quadrante, que é a parte em azul, e assim consegue ter ponto de partida o 0. É um pouco confuso mesmo mas com o tempo a gente consegue entender porquê alguns valores parecem invertidos.

Espero ter ajudado e caso você continue com dúvidas, pode perguntar. Tudo bem?

Um abraço!

Olá Camila,

Muito obrigada, esclareceu minhas dúvidas!! Vou fazendo as aulas e vão surgindo as dúvidas, normal né?!

Obrigada pela atenção!!