Márcia,
entendo o porque da confusão sobre a ordem das coisas, neste caso específico deste código.
De uma forma simplificada, você pode entender da seguinte maneira:
O código tem que ser escrito na ordem correta; o navegador lê o seu código na ordem que você o escreveu.
Depois o navegador renderiza o código em tela, ou seja, ele leu na ordem, mas apresenta de uma forma que é, neste caso, dependente dos 3 eventos que são colocados (mousemove, mouse down e mouse up).
Quando estes eventos ocorrem, o navegador realiza a ação que foi designada no código, o que fica de certa forma independente da ordem das instruções, mas dependente dos eventos.
Note que neste código, se você só clicar, sem mover o mouse nada acontece. Porque a function desenhaCirculo depende do movimento do mouse. Se desenhaCirculo não está sendo invocado pelo movimento do mouse, a variável desenha = true que ocorre quando há o evento mousedown não faz nada.
Só de curiosidade, você pode alterar a posição dos evento.pageX e Y para fora do if, e assim acionando o console vai poder ver com clareza o evento de mousemove sendo invocado o tempo inteiro em que o mouse se movimenta. Mas a pintura só ocorre quando o evento mousedown ocorre também.
Neste sentido, a ordem das instruções é seguida, ou seja, o código só "faz algo" se desenhaCirculo estiver ocorrendo e mousedown também. Mas os eventos não precisam ocorrer na ordem designada no código. Ele já foi interpretado pelo navegador, e este vai seguir os comandos dos eventos.
<canvas width="600" height="400"></canvas>
selecione a cor <input type="color">
<script>
var paleta = document.querySelector('input');
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if(desenha) {
pincel.fillStyle = paleta.value; // sempre pega o valor atual da paleta!
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
console.log(x + ',' + y);
}
tela.onmousemove = desenhaCirculo;
// atribuindo diretamente a função anônima
tela.onmousedown = function() {
desenha = true;
}
// atribuindo diretamente a função anônima
tela.onmouseup = function() {
desenha = false;
}
</script>