3
respostas

DÚVIDAS COMPILADOR__MAC

Prezado(a).

Estou na aula 01, item 02 - Começando a programar. Antes de tudo, é importante saber que estou utilizando um MAC.

Estou com os seguintes dúvidas:

1) Como fazer para acessar o GCC no MAC ?

2) Como acessar o terminal no MAC ?

3) Quais os comandos básicos para navegação e compilação no MAC?

3 respostas

Oi Thiago, tudo bem? Se me lembro bem, os comandos são os mesmos no Mac. Para acessar o terminal, busque por terminal dentre os seus programas instalados ou mesmo usando o spotlight.

Eu fiz 3 perguntas e a resposta não foi suficiente. Sou completamente leigo e termos técnicos não compreenderei. Teria como ser mais claro nas respostas das 3 dúvidas?

Thiago, vamos lá, vou mudar a ordem para que faça mais sentido com os passos necessários.

1. Abra o terminal, a forma mais fácil é usar o atalho command + space. Será aberto uma caixa de pesquisa, digite terminal e dê enter. O programa do terminal é um que tem o ícone de uma telinha preta.

2. Para verificar se o gcc está disponível para você utilizar, digite dentro do terminal o comando gcc --version, devem aparecer algumas informações com números de versão, etc. Isso quer dizer que você pode sim usar o gcc.

3. Os comandos básicos são praticamente os mesmos do Linux, para ter mais familiaridade com o terminal, recomendo fazer os cursos de Linux mais básicos.

3.1 Curso 1 - Linux I: Conhecendo e utilizando o terminal

3.2 Curso 2: Linux II: Programas, processos e pacotes

Observação: Não foque no sistema operacional em si, mas sim nos comandos do terminal. Muita coisa é igual. Algumas serão diferentes do Mac ou não se aplicam. Um exemplo que não aplica ao Mac é o uso do apt-get visto no segundo curso.