Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvidas com relação ao servidor

Eu li um pouco sobre o JSON-server, e aparentemente ele é tratado como uma "API fake", como se fosse pra simular uma situação real.

O que seria a situação real em uma aplicação no que diz respeito a API/servidor? Um banco de dados seria MySQL seria um exemplo?

Estou seguindo a carreira de Front-end na Alura e me deparo com algumas dúvidas do tipo. Com relação ao servidor, isso seria mais responsabilidade do back-end?

3 respostas

Boa noite. Alguém consegue me ajudar?

solução!

Oi Cassiano, como vai?

Isso mesmo! O json-server é uma biblioteca que simula uma API fake, já que não temos um servidor pronto, um back-end feito.

Respondendo a sua dúvida, a criação de uma API (servidor) é responsabilidade de um desenvolvedor back-end. Logo, com a linguagem javascript, por exemplo, uma API poderia ser feita com o NodeJS (o Node é um ambiente de execução javascript do lado do servidor).

E o banco de dados pode ser sim o MySQL, outras alternativas são: Postgres, MariaDB, MongoDB... Entre outras várias!

Portanto, a API é todo o nosso back-end. Atualmente, nós temos o front-end bem separado do back-end, sendo assim, o front-end irá consumir dados dessa API, e ela retornará os dados necessários para serem exibidos em tela. São duas aplicações diferentes que se comunicam entre si.

Espero ter ajudado, bons estudos =)

Obrigado pela ajuda, Giovanna =)