Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
17
respostas

Dúvidas com o manager

Professor, Pode ser uma pergunta besta mas fiquei na dúvida... Como utilizo o linux como SO padrão, passei o comando docker swarm init --advertise-addr NUMERO_IP , ele é meu manager ou preciso passar isso dentro de algum container ?

17 respostas

Olá Neto, tudo bem? É isso mesmo, quando você executa o comando docker swarm init --advertise-addr NUMERO_IP você está implicitamente indicando que essa máquina que você está executando o comando será a manager do Swarm, e também utilizo Linux e acontece exatamente isso.

Espero ter esclarecido sua dúvida!

Para simular os Workes como posso fazer isso ?

Olá Neto, tudo bem?

Qual é a sua dificuldade exatamente?

Daniel, como tenho só um computador físico, como posso simular vários worker sem utilizar máquina virtual?

Olá Neto. Para simular vários workers durante esse curso, usaremos a Docker Machine. Está tendo algum problema com ela?

Mas dá pra criar docker machine no linux?

Quando eu tento instalar dá este erro

oem@Neto:~/Desktop$ docker-machine create -d virtualbox vm1
Running pre-create checks...
Error with pre-create check: "We support Virtualbox starting with version 5. Your VirtualBox install is \"WARNING: The character device /dev/vboxdrv does not exist.\\n\\t Please install the virtualbox-dkms package and the appropriate\\n\\t headers, most likely linux-headers-generic.\\n\\n\\t You will not be able to start VMs until this problem is fixed.\\n5.2.34_Ubuntur133883\". Please upgrade at https://www.virtualbox.org"
oem@Neto:~/Desktop$ 

Dá sim. Você instalou o VirtualBox?

Está instalado sim, quando passo o comando docker-machine create -d virtualbox vm1 dá o erro abaixo

We support Virtualbox starting with version 5. Your VirtualBox install is \"WARNING: The vboxdrv kernel module is not loaded. Either there is no module\\n         available for the current kernel (5.3.0-46-generic) or it failed to\\n         load. Please recompile the kernel module and install it by\\n\\n           sudo /sbin/vboxconfig\\n\\n         You will not be able to start VMs until this problem is fixed.\\n6.1.6r137129\". Please upgrade at https://www.virtualbox.or

Qual versão do VirtualBox você está usando?

Versão 6.1

Como você instalou o VirtualBox?

Primeiro eu instalei com o comando apt-get install virtualbox ai como não deu certo eu instalei com o pacote que baixei no site, em modo gráfico está abrindo normalmente.

Desinstala tanto o pacote que baixou quanto o do instalador. Confere se tudo foi realmente desinstalado e instala de novo só o do site.

Professor quando eu passo o comando abaixo aparece isso na console, é normal ou não deveria aparecer ?

apt search virtualbox
p   boinc-virtualbox                                                                                               - metapackage for virtualbox-savvy projects                                                                                
p   boinc-virtualbox:i386                                                                                          - metapackage for virtualbox-savvy projects                                                                                
p   unity-scope-virtualbox                                                                                         - VirtualBox scope for Unity                                                                                               
c   virtualbox                                                                                                     - solução de virtualização x86 - binários base                                                                             
p   virtualbox:i386                                                                                                - solução de virtualização x86 - binários base                                                                             
p   virtualbox-6.0                                                                                                 - Oracle VM VirtualBox                                                                                                     
c   virtualbox-6.1                                                                                                 - Oracle VM VirtualBox                                                                                                     
p   virtualbox-dkms                                                                                                - x86 virtualization solution - kernel module sources for dkms                                                             
p   virtualbox-ext-pack                                                                                            - extra capabilities for VirtualBox, downloader.                                                                           
p   virtualbox-guest-additions-iso                                                                                 - guest additions iso image for VirtualBox                                                                                 
p   virtualbox-guest-dkms                                                                                          - x86 virtualization solution - guest addition module source for dkms                                                      
v   virtualbox-guest-dkms:i386                                                                                     -                                                                                                                          
p   virtualbox-guest-dkms-hwe                                                                                      - x86 virtualization solution - guest addition module source for dkms                                                      
solução!

Desinstala todos os listados que estão instalados e depois instala a partir do site e diz se deu tudo certo.

Professor, deu tudo certo. Muito obrigado pela atenção. Boa Noite e uma ótima semana para você e sua familia.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software