Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Duvidas com CPC

Ola tudo bem? Tenho uma duvida. No caso na aula que você fala de lance, você fala que nós que estipulamos o valor. se estipularmos um valor menor que o sugerido, o que acontece? E... a campanha não performa melhor se deixar CPC Automático. Obrigado ;)

4 respostas

Oi Uilan! Como vai?

O CPC Automático pode ajudar muito, principalmente quando não estamos habituados com o mercado ou mesmo com o uso da ferramenta. No caso dos lances, se estipular um valor menor que o sugerido, você corre um maior risco de seus concorrentes estipularem valores maiores que o seu.

Entretanto, o valor não é o único fator que classificará ou não seu anúncio. A relevância e qualidade do anúncio entraram como fatores muito importantes nesse leilão. Pode acontecer de você fazer um lance menor que seu concorrente, e ainda assim ganhar dele na classificação.

Pode ler mais a respeito nos links abaixo:

https://support.google.com/google-ads/answer/142918?hl=pt-BR https://support.google.com/google-ads/answer/7634668 https://support.google.com/google-ads/answer/2464960?hl=pt-BR&ref_topic=3119128

Há Obrigado por responder! Uma outra duvida que tenho em relação a isso seria. se eu tenho(hipoteticamente falando) um orçamento de R$100,00 pra investir em uma semana de 5 dias(seg à sex), onde o valor por dia seria de R$20,00/dia. Se por acaso eu fizer uma conversão na quarta-feira no valor de 40,00 o que acontece com o meu orçamento no final dos 5 dias, no caso na sexta-feira? não ultrapassa os 100,00 ou ultrapassa ou ainda, o valor de 20,00 por dia cai? Desde ja agradeço por responder ;)

solução!

Oi Uilan!

Acredito que tudo depende de como você está trabalhando: custo por clique(CPC) ou custo por aquisição(CPA) .

Se você configurar a ferramenta para te cobrar o custo por clique, a conversão e o valor dela não alteram em nada a dsitribuição do orçamento. Se você estiver trabalhando com lances automáticos, você estipula um limite médio de orçamento por dia, e mesmo que por dia isso possa se alterar um pouco, no final do mês esse valor não passará desse limite multiplicado pelos dias do mês. Hipoteticamente, o anúncio será veiculado enquanto houver verba para aquele dia. Você só é cobrado quando alguém clica nos seus anúncios e no seu caso hipotético, quando esse valor chegar a algo próximo de 20 reais, o anúncio não será mais veiculado naquele dia. Entretanto, o Google permite que esse valor se exceda um pouco devido a mudanças de tráfego, mas a cobrança mensal não será maior do que o orçamento diário médio multiplicado pelo número médio de dias em um mês .

Não entendo muito de custo por aquisição(conversão), mas pelo que pesquisei, se você estiver trabalhando com cpa, o google utilizará um algoritimo de aprendizado de máquina que trabalha com aproximações, e esse valor pode ultrapassar sim o valor diário de maneira mais exagerada, mas ele também independe do valor da conversão, e sim do cpa definido.

Separei alguns artigos do Google que achei que poderiam te ajudar. Pode ler mais sobre o assunto nos links abaixo:

Escolher o Lance Ideal para Você https://support.google.com/google-ads/answer/2471184?hl=pt-BR&ref_topic=3122863

Lance de CPC Máximo https://support.google.com/google-ads/answer/6326?hl=pt-BR

Orçamento Diário https://support.google.com/google-ads/answer/6312?hl=pt-BR&ref_topic=24936

Sobre o CPA https://support.google.com/google-ads/answer/6268632

Bons Estudos!

Precisei editar minha resposta algumas vezes, caso tenha lido antes desse post, peço que leia de novo =)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software