Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Duvidas Aula - 5 Hierarquias e Tipo de Dimensões / 1 Hierarquia ou Atributo

Primeiro, ficou meio confuso a diferença entre níveis e entidades, para mim pareceu que são as mesmas coisas.

Segundo, não consegui entender bem se o que foi dito na aula Hierarquia ou Atributo, se aplica somente ao Modelo Floco de Neve ou também ao Modelo Estrela.

Pelo que eu entendi, no Modelo Estrela todos os níveis/entidades são obrigatoriamente atributos . E SOMENTE no Modelo Floco de Neve que existe essa diferenciação, onde um nível/entidades pode ou não ser um atributo e todos os níveis/entidades que tem relacionamento 1:1 devem virar atributos.

1 resposta
solução!

Oi Tiago, tudo jóia?

Entendo que as vezes as explicações do instrutor podem deixar a gente confuso, é normal. Vamos dar uma passada pelos conceitos para a gente entender a diferença entre nível e entidade.

O nível, faz parte de uma hierarquia, isso se refere a granularidade dos dados. Quanto menor o nível, mais detalhado será os dados daquela hierarquia. Deixo como referência, esse tópico, onde falo um pouco sobre a granularidade.

Agora, a entidade é um conceito de banco de dados onde nos referimos a tabelas daquele banco de dados. O Data Warehouse não é nada menos que um banco de dados multidimensional com capacidade de guardar muitas informações. Um exemplo de entidade: Eu desejo armazenar os seguintes dados do livro: Título, Autor, Editora, Ano, Edição e Volume (atributos da entidade). Temos então a entidade Livro.

O que foi dito na aula vale para ambas modelagens, pois as modelagens são para você desenvolver o seu Data Warehouse. Cada uma tem seu ponto fraco, ponto forte e onde é melhor a ser utilizada. Deixo aqui para você um artigo sobre Modelagem Dimensional, para que possa compreender melhor o conceito do Star Schema e SnowFlake.

Espero ter te ajudado de alguma forma. Qualquer coisa estou por aqui :)