1
resposta

Dúvidas apt-get

Boa Noite ... Eu posso dizer que quando eu faço o comando sudo apt-get update e sudo apt-get upgrade é a mesma coisa do Windows Update ? Fazendo isso eu estou atualizando o kernel (Versão nova do Linux) ? Por exemplo: Eu estou utilizando a versão 15.10 do Ubuntu e daqui meses sai a versão 20.00 do Ubuntu, com este comando eu conseguiria fazer essa atualização?

1 resposta

Olá Neto, tudo bem? Nesse caso não, ambos os comando sudo apt-get update e sudo apt-get upgrade não atualizam a versão do sistema operacional que você está utilizando. O comando sudo apt-get update faz a atualização das informações dos pacotes de todas as fontes que estão configuradas no seu sistema. O comando sudo apt-get upgrade é usado para instalar atualizações disponíveis de todos os pacotes instalados atualmente no sistema das fontes configurados via sources.list, e que possivelmente foram atualizadas pelo comando sudo apt-get update.

Também existe o comando sudo apt-get dist-upgrade ele tem o funcionamento semelhante ao sudo apt-get upgrade porém ele é mais inteligente, porque ele também remove os pacotes que não são mais utilizados.

O comando que você está buscando nesse caso é o comando sudo do-release-upgrade que faz a atualização completa do sistema para uma nova versão, portanto se você tiver usando o Ubuntu 18.04 poderá utilizá-lo para atualizar para a versão 19.10, desde que tenha executado os comandos que falei anteriormente.

Espero ter esclarecido sua dúvida!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software