Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dúvidas ao matricular curso

1) Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Fizemos essa linha de matricular aluno no curso e o método dessa classe já vai chamar o addAluno que adiciona o aluno ao curso, mas fiquei pensando, será que nesse caso o addAluno da classe Cursos não deveria ser privado ou permiti acesso só a classe Aluno? Porque eu posso fazer isso que fiz na linha 25 como na foto acima e ter aquele problema cíclico de novo?

2) Como faço para mostrar todos os nomes de tabelas que existem no meu banco com doctrine? Queria ver como ficou aquela tabela de junção de Aluno com Curso

4 respostas
solução!

Porque eu posso fazer isso que fiz na linha 25 como na foto acima e ter aquele problema cíclico de novo?

Lá em addAluno há a verificação se o aluno já existe na lista, então não vai ter problema não. :-)

1. Eu acessaria o banco de dados e analisaria por lá diretamente. É mais fácil. Mas via doctrine:

$connection = $entityManager->getConnection();
$schemaManager = $connection->getSchemaManager();
var_dump($schemaManager->listTables());

Doc: https://www.doctrine-project.org/projects/doctrine-dbal/en/latest/reference/schema-manager.html#listtables

Ah sim é porque como estamos suando sqlite, não consigo abrir o banco igual faço com o mysql usando workbench por exemplo

Ah, Karolina. Você pode usar outros clientes de bancos de dados como DataGrip, DBeaver ou a própria ferramenta de banco da IDE (o PHPStorm possui o DataGrip integrado).

Ou, pode ainda acessar o banco via linha de comando mesmo com sqlite3 caminho/para/banco.db. :-D

Entendi, não uso IDE. Obrigada