Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Duvidas a respeito de direitos de uso

Por favor nao sei se este local e o lugar correto de se fazer este tipo de pergunta, entao me desculpem se eu fui inconveniente, minha duvida e a respeito dos direitos autorais de uso, pois ja avancei nos cursos desta plataforma e aprendi muito sobre conteudos e ferramentas, e ja me indicaram para muitos patroes por ai, com intuito de divulgar o trabalho da empresa na web no caso, e eu to meio confuso, sei que cobrar pela producao de um sistema preciso pagar pelas plataformas usadas, pois estou estabelecendo o uso comercial de alguma ferramenta, mas e se eu fizer de graça pois por exemplo: o cara e um amigo meu e ele vai divulga meu nome entao uma mao lava a outra,enfim, estou estabelecendo algo de uso comercial ou eu simplesmente nao cobrando da pessoa eu escapo dessa linha?

4 respostas

Oi Roger, mas de que tipo de plataforma você está falando?

Mas respondendo genericamente, mesmo que seu trabalho seja de graça, isso não tira a responsabilidade de contratar/pagar as plataformas/serviços sendo usados.

Mas explica melhor o cenário porque dependendo do que for existe possibilidade de encaixar em uso nao comercial ou opensource

Roger,

não sei se eu entendi o que você deseja mas aqui na alura tem cursos sobre as diferentes licenças de software, inclusive sobre software livre.

https://cursos.alura.com.br/course/linux-essentials-2

Com relação ao negócio da sua empresa, de uma olhada nesse curso, pode ser interessante pra você

https://cursos.alura.com.br/course/business-model-canvas

axo que posso ter me expressado mal, é que eu não comprei licença de nenhum software como por exemplo, JetBrains ou Sublime, e alguns amigos precisam de um site e eu me ofereci a fazer e nao vou cobrar nada, entao no caso dessa situação que eu coloquei aqui, ela se encaixa na licença gratuita, pode ser considerado como open source?

OBS: o site não irá vender produtos mas mostrar os trabalhos realizados.

solução!

Acho que nao existe relacao entre o software de editor usado e o produto final. Entao pode entregar o produto sim, nao me parece fazer diferenca.

Agora, pode ser que vc esteja infringindo alguma licenca dos editores. A JetBrains eu nao sei como funciona, mas o Sublime é gratuito (só paga pra tirar o alerta irritante). Entao do Sublime em si, nao me parece que vc esteja incorreto