Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Dúvidas

Tenho uma dúvida de como posso utilizar agentes de IA dentro da Oci, Eu crio um vm para agente de IA?

1 resposta

Oi, Rodrigo. Tudo bem?

Você não precisa criar necessariamente uma VM para executar um agente de IA na OCI. A Oracle possui serviços gerenciados para isso, como o OCI Generative AI e o OCI Generative AI Agents. Neles, a própria OCI gerencia a infraestrutura de execução, e você pode criar agentes conectados a modelos de linguagem, bases de conhecimento, bancos SQL, APIs e outras ferramentas.

Uma VM faria mais sentido se você quisesse executar e controlar totalmente uma aplicação própria, por exemplo, um agente desenvolvido com alguma biblioteca ou framework específico. A OCI também permite hospedar aplicações agênticas utilizando imagens de contêiner.

Como primeiro experimento, vale procurar no console da OCI por Generative AI e explorar a criação de um agente gerenciado antes de partir para uma VM. Assim você consegue separar melhor duas coisas: o agente, responsável pela lógica e uso do modelo, e a infraestrutura onde uma aplicação que consome esse agente pode estar hospedada.

Se você fosse criar hoje um agente para consultar informações de um banco de dados, qual seria o primeiro caso de uso que gostaria de testar?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!