Tenho uma dúvida de como posso utilizar agentes de IA dentro da Oci, Eu crio um vm para agente de IA?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Tenho uma dúvida de como posso utilizar agentes de IA dentro da Oci, Eu crio um vm para agente de IA?
Oi, Rodrigo. Tudo bem?
Você não precisa criar necessariamente uma VM para executar um agente de IA na OCI. A Oracle possui serviços gerenciados para isso, como o OCI Generative AI e o OCI Generative AI Agents. Neles, a própria OCI gerencia a infraestrutura de execução, e você pode criar agentes conectados a modelos de linguagem, bases de conhecimento, bancos SQL, APIs e outras ferramentas.
Uma VM faria mais sentido se você quisesse executar e controlar totalmente uma aplicação própria, por exemplo, um agente desenvolvido com alguma biblioteca ou framework específico. A OCI também permite hospedar aplicações agênticas utilizando imagens de contêiner.
Como primeiro experimento, vale procurar no console da OCI por Generative AI e explorar a criação de um agente gerenciado antes de partir para uma VM. Assim você consegue separar melhor duas coisas: o agente, responsável pela lógica e uso do modelo, e a infraestrutura onde uma aplicação que consome esse agente pode estar hospedada.
Se você fosse criar hoje um agente para consultar informações de um banco de dados, qual seria o primeiro caso de uso que gostaria de testar?