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Dúvidas

Honestamente , achei essa aula confusa. Poderia explicar novamente? No final o professor ainda observou que fez errado, cortou todo o raciocionio rs.

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Olá Malena, tudo certo?

Vou tentar explicar os pontos principais da aula de forma mais clara e concisa:

O objetivo era comparar dados de vendas entre duas equipes: marketing e logística. Cada equipe define "venda" de forma diferente:

  • Marketing: quando a compra é finalizada no site.
  • Logística: quando o produto é entregue ao cliente.

O professor criou uma coluna calculada usando DAX para comparar as quantidades de vendas. Inicialmente, houve um erro no código DAX, pois estava comparando dados da logística com marketing.

Após a correção, o código ficou assim:

Quantidade vendida Logística = 
VAR ID_ATUAL = 'registro_notas_logistica'[ID_Produto]
VAR TABELA_IDS = FILTER('registro_notas_logistica', 'registro_notas_logistica'[ID_Produto] = ID_ATUAL)
RETURN
   COUNTROWS(TABELA_IDS)

Este código:

  • Identifica o ID do produto atual
  • Filtra a tabela de logística para esse ID
  • Conta quantas vezes esse produto aparece (quantidade vendida)

Após a correção, os resultados de vendas entre marketing e logística coincidiram, mostrando que ambas as equipes estavam tratando a mesma informação corretamente.

Explicando passo a passo:

  • VAR ID_ATUAL = 'registro_notas_logistica'[ID_Produto]: Define uma variável chamada ID_ATUAL que armazena o ID do produto atual.
  • VAR TABELA_IDS = FILTER('registro_notas_logistica', 'registro_notas_logistica'[ID_Produto] = ID_ATUAL): Cria uma tabela filtrada chamada TABELA_IDS e filtra a tabela 'registro_notas_logistica' para incluir apenas as linhas onde o ID_Produto corresponde ao ID_ATUAL.
  • RETURN COUNTROWS(TABELA_IDS): Conta o número de linhas na TABELA_IDS. Este número representa a quantidade de vezes que o produto atual aparece na tabela, ou seja, a quantidade vendida.

A visualização final mostrou uma linha por produto, com as quantidades de vendas iguais para marketing e logística.

O professor não fez errado no final, ele corrigiu um erro inicial e chegou ao resultado esperado. A confusão pode ter surgido devido à explicação detalhada do processo de identificação e correção do erro.

Espero que esta explicação simplificada ajude a esclarecer os pontos principais da aula. Se você tiver dúvidas específicas, por favor, me avise para que eu possa ajudar melhor.

Abraços.

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Obrigado pela explicação, Larissa!