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Dúvidas 4 sintomas "padrões" de incidente

Olá, Trabalho com uma plataforma onde os usuários tem a opção de abrir requisições ou incidentes, aparentemente existem 4 sintomas "padrões" de incidente embutidos nesta plataforma: Problema , Lentidão, Dúvida e Indisponibilidade. É correto afirmar que estas categorias vem do ITIL? é correto embutir dúvidas quando se trata de incidentes? No meu entendimento requisições são solicitações que não são originadas de um problema, caso contrário seria um incidente.

Como classificaríamos caso um usuário reportasse um incidente com a descrição que está com problema em visualizar algumas informações na tela, e após a análise foi identificado que o filtro que ele fez está incorreto? Essa solicitação foi originada de um problema, porém no meu entendimento classificaria como uma dúvida, pois o usuário não tem conhecimento suficiente do sistema.

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Maurilo, tudo bom?

Não são do ITIL, mas provavelmente uma forma de classificar que se julgou mais adequada.

https://www.euax.com.br/2018/11/gerenciamento-de-incidentes/

Mas pensando em ITIL temos a classificação de categorias e prioridades. Mas não vejo essas que você citou como aderentes a isso:

https://www.venki.com.br/blog/gestao-de-incidentes-itil/

Sobre o item em questão, vejo dois pontos. O usuário não tinha ciência da natureza do erro e segundo a classificação também foi incorreta. Assim, precisamos avaliar onde podemos melhorar isso. Dar mais condições para o usuário identificar o erro caso ele seja o classificador (ele quem abre o chamado) ou melhorar o filtro dessa abertura (no caso de haver um service desk). A mudança poderia ser pontual, mas deveria gerar uma ação para corrigir.