Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Duvidas

boa noite, nao entendi muito bem esse protocolo arp e icmp tmb poderia dar outros exemplos por favor .

1 resposta
solução!

Olá, Lucas.

Tudo bem?

O protocolo ICMP (Internet Control Message Protocol) é fundamental para o funcionamento do comando "ping". Ele controla o envio dos pacotes de mensagens por meio dos pedidos (request) e das respostas (reply), permitindo a verificação da conectividade entre dispositivos em uma rede. Quando você usa o comando "ping", você está na verdade utilizando o protocolo ICMP para enviar uma mensagem para outro dispositivo e esperar uma resposta dele. Se a resposta for recebida, sabemos que a conectividade está boa.

Por exemplo, quando você digitou "ping 193.168.3.3" no prompt de comando, você estava pedindo para o protocolo ICMP enviar uma mensagem para o dispositivo com o endereço IP 193.168.3.3 e esperar por uma resposta. As linhas "Reply from 193.168.3.3: bytes=32 time=4ms TTL=128" que você viu são as respostas que o protocolo ICMP recebeu do dispositivo de destino.

Por outro lado, o protocolo ARP (Address Resolution Protocol) tem a função de identificar o endereço físico (também conhecido como endereço MAC) de uma máquina com base em seu endereço IP. Ele é usado quando um pacote de dados chega a um dispositivo como um hub ou um switch, que precisa saber para qual dispositivo físico na rede o pacote deve ser enviado.

No seu exemplo, quando o pacote foi recebido pelo Hub, ele continha o endereço IP da máquina de destino (193.168.3.3), mas o Hub precisava saber o endereço físico dessa máquina para poder enviar o pacote para ela. Foi aí que o protocolo ARP entrou em ação, fazendo a correspondência entre o endereço IP e o endereço físico da máquina.

Espero que essas explicações tenham ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre os protocolos ARP e ICMP. Lembre-se que a prática leva à perfeição, então continue praticando e explorando esses conceitos em seu ambiente de aprendizado. Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software