minha primerira duvida, quando eu executo ocomando "./bkp.sh" aparece a respota "cp: o alvo 'home/marcos/backup' não é um diretorio", gostaria de saber como resolver e como é possivel alterar um script 'nano'
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
minha primerira duvida, quando eu executo ocomando "./bkp.sh" aparece a respota "cp: o alvo 'home/marcos/backup' não é um diretorio", gostaria de saber como resolver e como é possivel alterar um script 'nano'
O erro indicado ("cp: o alvo 'home/marcos/backup' não é um diretório") sugere que o destino que você forneceu para o comando cp não é um diretório válido.
Para resolver esse problema, certifique-se de que o diretório de destino existe antes de executar o comando de cópia. Você pode criar o diretório manualmente usando o comando mkdir ou incluir a opção -p no comando cp para criar o diretório automaticamente se ele não existir.
Aqui está um exemplo corrigido do seu comando:
#!/bin/bash
# Verifica se o diretório de backup existe ou cria se não existir
mkdir -p /home/marcos/backup
# Copia os arquivos para o diretório de backup
cp -r /caminho/do/seu/arquivo /home/marcos/backup
No exemplo acima, substitua /caminho/do/seu/arquivo pelo caminho real do arquivo ou diretório que você deseja copiar.
Quanto à sua segunda pergunta sobre como editar um script usando o Nano, você pode fazer o seguinte:
nano nome_do_script.sh
O Nano será aberto no terminal. Você pode usar as teclas de seta para navegar pelo arquivo.
Faça as alterações necessárias.
Quando terminar de fazer as alterações, pressione Ctrl + X para sair.
Se você fez alterações, o Nano perguntará se deseja salvar as alterações. Pressione Y para confirmar.
Em seguida, ele perguntará o nome do arquivo para salvar. Pressione Enter para confirmar o nome do arquivo existente.
Agora seu script deve estar atualizado com as alterações que você fez.