Algumas dúvidas sobre o curso:
*Por que não utilizamos um service? *
Repository -> Service -> Controller
Thymeleaf é muito usado no mercado? Vale a pena aprender mais a fundo?
Algumas dúvidas sobre o curso:
*Por que não utilizamos um service? *
Repository -> Service -> Controller
Thymeleaf é muito usado no mercado? Vale a pena aprender mais a fundo?
A suas perguntas sao boas.
Na primeira acredito que nao foi criada a camada de Service devido a ausencia de complexidade, acho que foi priorizado a objectividade para criar as funcionalidades, acessando diretamente a camada de Repository.
Ao adicionar complexidade a essa aplicação, consumir um WebService, ou aumentar o numero de acessos a base de dados, para obter informações de tabelas adicionais ai se torna necessário criar a camada Service.
Se voce por exemplo executar algo que tenha muitos passos e vários acessos a base de dados em uma só execução, voce teria que adicionar um @Transactional no serviço, para controle de transação. Caso consuma um WebService ainda teriamos uma camada a mais, a de Integration.
Concluindo, meio que depende da complexidade do escopo da aplicação, como essa aplicação do curso era bem simples, acho que optaram por não criar a camada de serviço.
Na segunda pergunta creio que atualmente se opta mais por fazer a camada de visão em frameworks Javascript ao invés de Thymeleaf. Eu particularmente não vejo muito no mercado. Há aquele certo "certo preconceito" que tecnologias Java Front End são consideradas obsoletas, como exemplo JSP, JSF e Thymeleaf. Pessoalmente acredito que dependa muita da aplicação em si. Se a aplicaçºao exige uma riqueza de componentes visuais, talvez um framework front end de Javascript seja mais recomendavel. Mas para aplicações em que nao seja necessario isso, como vimos, um Thymeleaf ta de bom tamanho. Particularmente, como sou programador back-end e nao gosto de front-end, minha tendencia é por gostar de implementar aplicações que não tenha complexidade na camada de apresentação.
Obrigado, Diego Madson. Sua resposta foi muito bem detalhada e esclareceu totalmente minhas dúvidas. Posso adicioná-lo no Linkedin e bater um papo sobre a carreira com você?