1
resposta

Duvidas

Boa tarde

1) Sobre o top da nav você disse "A imagem a qual queremos deixar alinhado nossa nav tem 240px, para que a nav fique no meio da imagem, precisamos que o topo tenha 110px". Porém toda vez que eu quiser ajustar um elemento numa posição alinhada a outro eu tenho que saber, por exemplo no caso da imagem, o tamanho dela? Não existe alguma forma dessa nav e dessa imagem fica centralizada pra cima e pra baixo de forma auto e também um auto pro lado esquerdo e direito?

2) Sobre a largura de 940px não entendi muito bem quando disse "Um tamanho padrão que se usa na web para largura pois a maioria das boas resoluções são 1260px de largura. 940 fica numa boa margem" . Então todos os elementos da nossa página, listas, imagens e etc deveriamos colocar uma largura fixa assim? Poderia explicar melhor?

3) Sobre o menu de navegação ficar com posição absolut a caixa que criamos você disse que Toda vez que mexemos em posicionamento e estamos usando posicionamento absoluto, ele fica absoluto em relação a página, ou seja, o novo ponto inicial dele, é qualquer ponto que a gente selecionou no navegador. Quando eu quero que ele tenha um ponto absoluto, mas dentro de alguma caixa (no caso a nav absoluta a div), eu preciso que essa caixa levante, ou seja ela também precisa ter um posicionamentosó que relative...Confesso que não entendi esse conceito. Como assim levantar? E porque o relative faria ela levantar. Deveria ser o contrário, a caixa é absoluta e a nav é relativa a caixa. Poderia explicar melhor? Tipo se eu usasse relative em qualquer elemento da minha página agora, o menu ia se confundir e achar que ele é absoluto agora não a caixa, mas a esse outro elemento que tambem tem relative?

4) Outra dúvida, quando você colocou o código (não sei como fala isso que colocamos em css entre {} ) da position:relative para a caixa, você colocou acima do width. Nesses códigos css tem alguma ordem? Tipo, ele lê de cima pra baixo igual código de back end sabe?

1 resposta

Olá, Karolina. Tudo bem?

1) Essa é uma meneira de fazer, porém existe outra maneira muito utilizada que é o conceito Flex-box para posicionar elementos na tela, com ele podemos centralizar elementos sem precisar saber o tamanho da div pai. veja esse vídeo de primeiros passos com Flex-box que é muito legal: https://cursos.alura.com.br/extra/alura-mais/css-flexbox-dicas-para-comecar-c301;

2) lembrando que essa largura (940px) não é do total da página mas sim da caixa, quando o instrutor fala que é um tamanho padrão, numa tela de 1260px, utilizando 940px na caixa vai sobrar um espaço legal nos cantos para utilizar a margin auto por exemplo.

3)

Position Relative

O Position Relative posiciona o elemento em relação a si mesmo. Ou seja, o ponto zero será o canto superior esquerdo, e ele começará a contar a partir dali.

Position Absolute

O elemento com Position Absolute se utiliza do ponto superior esquerdo de outros elementos. Estes elementos são os parentes dele do elemento com position absolute. Mais especificamente o pai. Tanto o Position Relative quanto o Position Absolute utilizam coordenadas podendo ser passadas como: Left, Right, Top e Bottom;

4) O que está dentro das chaves não precisa necessariamente estar em ordem.

Espero ter ajudado, se surgir outras dúvidas ou se eu não fui muito claro, não exite em perguntar de novo. Valeu Karolina.