1
resposta

Duvidas

Flávio tenha uma duvida.

Como eu posso fazer uma verificação se já existe o titulo cadastrado? uma vezes que eu não queira repiterir os titulos?

1 resposta

Oii Pedro, como você está?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Para verificar se um título já está cadastrado e evitar repetições, você pode percorrer o array de fotos e comparar o título de cada foto com o título que você deseja adicionar. Se encontrar uma correspondência, significa que o título já está cadastrado e podemos enviar um alerta para o usuário. Para fazer isto, uma das formas é utilizar a função some(), que verifica se pelo menos um elemento do array atende a determinada condição, retornando true ou false.

Em código, no arquivo fotos.js, antes de enviar um push para a api, verifique se o título já existe:


// Verificar se o título já existe
var tituloExistente = fotos.some(function (foto) {
    return foto.titulo === titulo;
});

if (tituloExistente) {
    alert(
    "O título da foto já existe. Por favor, escolha um título diferente."
    );
    return; 
}

fotos.push(foto);

Resultado:

GIF contendo a exibição de um formulário web que contém internamente a validação do campo título, impedindo a que seja salvo itens com o mesmo título.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software