5
respostas

Dúvidas

Professor, surgiu outra dúvida...rsss... Eu tenho 5 vms e cada uma tem o ip, quando eu acesso o site em Wordpress eu coloco o ip:porta no navegador. Tem como eu fazer um modo de não passar ip e sim o nome:porta ? O que eu entendi no vídeo é apenas para comunicação.

5 respostas

Olá Neto, tudo bem? Você tem essas 5 máquinas criadas localmente? No caso em uma única máquina é isso? Bem se for você pode tentar configurar o IP no seu arquivo de hosts da máquina, nos sistemas Linux geralmente fica localizado no caminho:

/etc/hosts

Você pode editar o arquivo e informar o IP que deseja e um nome ou alias para o mesmo, e vai poder acessar a partir desse nome no seu navegador, no meu caso usei o editor nano e para isso executei o comando:

nano /etc/hosts

E alterei o arquivo da seguinte forma: Alterando arquivo de hosts

Espero ter ajudado!

Jonilson, eu faço isso na máquina local onde está instalado as minhas vms ou dentro de alguma vm ?

Neto, você precisa fazer isso na sua máquina local, máquina física, peço desculpas por não ter informado esse detalhe!

Entendi, no caso eu tenho 5 ips, eu coloco os 5 ips no arquivo e coloco um alias ?

ex:

192.168.99.106 meusite.com.br
192.168.99.107 meusite.com.br
192.168.99.108 meusite.com.br
192.168.99.109 meusite.com.br
192.168.99.110 meusite.com.br

Isso mesmo Neto, porém com alias diferentes, se for o mesmo alias ele vai dar um erro, já que não vai saber pra qual IP enviar a requisição!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software