Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

DÚVIDA_01_Modelagem de bancos (ERxRelacional) : Modelo relacional

Professor.

Na aula (https://cursos.alura.com.br/course/modelagem-banco-relacional-entidade-relacionamento-modelo-relacional/task/75135), temos as seguintes afirmações e diagrama:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

[07:59] Um exemplo que eu estou mostrando aqui de cima: eu tenho aqui ‘FUNCIONARIO’ tem um atributo chamado ‘Cpf’, que é uma chave primária. Inclusive, representamos também a chave primária no modelo relacional com um sublinhado embaixo do seu nome. Ela tem uma conexão, uma ligação com o atributo ‘Cpf_funcionario’ de ‘DEPENDENTE’.

[08:33] Então nesse caso, nessa ligação, ‘Cpf’ é a chave primária e ‘Cpf_funcionario’ é a chave estrangeira. Eu tenho uma ligação entre a chave estrangeira ‘Cpf_funcionario’, que eu tenho em ‘DEPENDENTE’, com a chave primária de ‘Cpf’. Essa ligação é uma ligação de integridade referencial.

RESUMO 01: Onde está a ponta triangular da seta é a chama primária!!! Assim, em ‘DEPARTAMENTO’ tem um atributo chamado ‘Numero Departamento’, que é uma CHAVE PRIMÁRIA.

Entretanto, na aula de Modelagem de bancos (Modelo e Álgebra relacional) (https://cursos.alura.com.br/course/modelagem-banco-relacional-algebra-relacional-sql/task/74244) temos a seguinte afirmação no diagrama:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

RESUMO 02: Onde está a ponta triangular da seta (azul) é a chama primária!!! Assim, em ‘LOCALIZAÇÕES_DEPARTAMENTO’ tem um atributo chamado ‘Numero Departamento’, que é uma CHAVE PRIMÁRIA.

DÚVIDA: Se olharmos nas duas figuras e seus respectivos resumos, em relaçao a conexão DEPARTAMENTO x LOCAIS DEPARTAMENTO, temos que as logica da seta não está a mesma. Afinal, como é o raciocínio correto?

2 respostas
solução!

Oii Thiago, tudo bem?

Nesse segundo diagrama Restrições de Integridade Referencial, a lógica está errada mesmo. Pode até ver que numero_departamento da tabela departamento está como chave estrangeira, sendo que é a chave primária. É na tabela localizacoes_departamento que fica a chave estrangeira. Pode até ver que na aula posterior, foi feita uma correção desse diagrama.

Resumindo, o raciocínio correto é do primeiro diagrama que compartilhou acima.

Espero ter ajudado de alguma forma. Qualquer coisa é só falar, beleza? :)

Obrigado, maria!

Sou leigo e esses detalhes confundem bastante. Seria legal um acerto no material.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software