Professor.
Na aula (https://cursos.alura.com.br/course/modelagem-banco-relacional-entidade-relacionamento-modelo-relacional/task/75135), temos as seguintes afirmações e diagrama:
[07:59] Um exemplo que eu estou mostrando aqui de cima: eu tenho aqui ‘FUNCIONARIO’ tem um atributo chamado ‘Cpf’, que é uma chave primária. Inclusive, representamos também a chave primária no modelo relacional com um sublinhado embaixo do seu nome. Ela tem uma conexão, uma ligação com o atributo ‘Cpf_funcionario’ de ‘DEPENDENTE’.
[08:33] Então nesse caso, nessa ligação, ‘Cpf’ é a chave primária e ‘Cpf_funcionario’ é a chave estrangeira. Eu tenho uma ligação entre a chave estrangeira ‘Cpf_funcionario’, que eu tenho em ‘DEPENDENTE’, com a chave primária de ‘Cpf’. Essa ligação é uma ligação de integridade referencial.
RESUMO 01: Onde está a ponta triangular da seta é a chama primária!!! Assim, em ‘DEPARTAMENTO’ tem um atributo chamado ‘Numero Departamento’, que é uma CHAVE PRIMÁRIA.
Entretanto, na aula de Modelagem de bancos (Modelo e Álgebra relacional) (https://cursos.alura.com.br/course/modelagem-banco-relacional-algebra-relacional-sql/task/74244) temos a seguinte afirmação no diagrama:
RESUMO 02: Onde está a ponta triangular da seta (azul) é a chama primária!!! Assim, em ‘LOCALIZAÇÕES_DEPARTAMENTO’ tem um atributo chamado ‘Numero Departamento’, que é uma CHAVE PRIMÁRIA.
DÚVIDA: Se olharmos nas duas figuras e seus respectivos resumos, em relaçao a conexão DEPARTAMENTO x LOCAIS DEPARTAMENTO, temos que as logica da seta não está a mesma. Afinal, como é o raciocínio correto?