Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

DÚVIDA_01_Modelagem de bancos (Diagrama ER x Relacional) / Novo modelo

Prezado (a):

A dúvida é em relação á seguint aula:

Link: https://cursos.alura.com.br/course/modelagem-banco-relacional-entidade-relacionamento-modelo-relacional/task/75146

Figura final:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

PROBLEMA 01

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

DÚVIDA: A bolinha azul nao deveria estar em funcionário???

PROBLEMA 02

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

DÚVIDA: A bolinha azul nao deveria estar em departamento???

7 respostas

Oii Thiago, como você está?

Primeiramente, queria dizer que sinto muito por todas as inconsistências que você vem encontrando em nosso material e agradeço muito por pontuar sobre esses detalhes, isso faz muita diferença para que sempre possamos entregar uma melhor experiência para vocês, a opinião e visão do aluno é muito importante para nós. Nossa equipe já está trabalhando em melhorias em relação aos pontos citados. Infelizmente não conseguimos definir uma data específica que o material será atualizado, mas fique a vontade para sanar suas dúvidas aqui pelo fórum.

Sobre sua dúvida, o instrutor está correto. Temos alguns pontos que levamos em consideração para colocar a bolinha:

A bolinha é utilizada quando a relação entre as duas entidades é opcional, ou seja, um relacionamento parcial. Quando a relação entre as entidades é obrigatória, representamos com um tracinho ou apenas não informamos nada, como foi a notação utilizada pelo instrutor.

Na notação pé de galinha ou tridente, também representamos as informações do lado oposto da entidade,mesmo que seja utilizada a forma B (min/max) para representar a cardinalidade.

Sendo assim, levando agora para o caso entre as entidades Funcionário e Departamento, o que é considerado é que:

Um Funcionário pode existir sem gerenciar um Departamento, ou seja, esta relação não é obrigatória e por este motivo é colocado uma bolinha ao lado do Departamento, do lado oposto da entidade.

Um Departamento precisa ser gerenciado por um Funcionário, ou seja, esta relação é obrigatória e por este motivo não foi colocado uma bolinha ao lado do Funcionário.

Agora vamos ver sobre as entidades Departamento e Projeto

Um Departamento pode existir sem controlar um Projeto, ou seja, esta relação não é obrigatória e por este motivo foi colocada uma bolinha ao lado do Projeto.

Um Projeto precisa ser controlado por um Departamento, ou seja, esta relação é obrigatória e por este motivo não foi colocada uma bolinha ao lado do Departamento.

Abaixo, deixo um passo a passo das indagações que nos levam a esse resultado, considere a imagem a seguir:

Representação do relacionamento entre as entidades projeto e departamento utilizando a notação pé de galinha

Olhando de departamento para projeto: Um departamento pode controlar quantos projetos? Ele pode controlar um e no máximo vários projetos. Então temos a notação 1:N do lado de projeto.

Olhando de projeto para departamento: Um projeto pode ser controlado por quantos departamentos? Ele pode ser controlado por 1 e no máximo 1 departamento. Então temos a notação 1:1 do lado de departamento.

Observe que as representações nessa notação são do lado oposto da entidade, independente se utilizamos a forma A ou B para definir a cardinalidade.

Para definirmos a bolinha, temos que nos perguntar:

De departamento para projeto: Um departamento pode controlar 0 projetos? Sim, um departamento pode existir sem controlar um projeto. Sendo assim, teremos uma bolinha do lado de projeto.

De projeto para departamento: Um projeto pode não ser controlado por um departamento? Não, obrigatoriamente ele tem que ser controlado por um departamento. Então, como é obrigatório, não temos a bolinha do lado de departamento.

Fico a disposição, Thiago.

Abraços e bons estudos!

Danielle.

Sinceramente, está hiper confuso isso. Ao invés de facilitar, parece que o curso quer dificultar a vida do aluno.

Dito isso, vamos por partes:

1) TODAS as figuras abaixo estão na forma A ? Sim ou não?

Pergunto isso porque, pela sua explicação acima, parecem estar no formato B e os desenhos esquemáticos abaixo deveriam ser invertidos para cair na logica da bolinha pela forma A (principalmente as com seta preta).

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Caso estejam no formato A, peço que me envie o raciocínio para cada relacionamento (com desenho) seguindo o formado abaixo:

RESTRIÇÃO DE PARTICIPAÇÃO:

PARA Z : Um(a) (ENTIDADE A) pode existir sem (VERBO) um(a) (ENTIDADE B) ? SIM (=0) ou NÃO (=1)

PARA X : Um(a) (ENTIDADE B) pode existir sem (VERBO) um(a) (ENTIDADE A) ? SIM (=0) ou NÃO (=1)

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

CARDINALIDADE:

PARA W :Um(a) (ENTIDADE A) pode (VERBO) quantos (ENTIDADE B) ? UM (=1) ou MUITOS (=N)

PARA Y :Um(a) (ENTIDADE B) pode (VERBO) quantos (ENTIDADE A) ? UM (=1) ou MUITOS (=N)

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2) A bolinha deve ficar sempre para o lado 0 da da cardinalidade de obrigatoriedade, certo? Sim ou não?

Danielle.

Segue abaixo os resultados do meu raciocínio para cada relacionamento.

Note que, comparado aos reultados do professor, as cardinalidades pela forma A dos itens 03 e 05 (com setas verdes) não coincidem. Já os desenhos da estrutura com o garfo e bolinha sim.

01)

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

02)

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade03)

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade04)

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

05)

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade06)

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Aguardo retorno.

Mais uma vez peço desculpas pelos problemas causados pelas inconsistências apresentadas durante o curso, a nossa equipe já está ciente e trabalhando em melhorias para este curso, iremos te avisar assim que o material for modificado, mas fique a vontade para postar suas dúvidas aqui no fórum.

Obrigada pelo detalhamento nas imagens, ficou bem claro sobre qual o ponto que gerou a dúvida. A lógica que você está utilizando está correta, realmente o instrutor se equivocou e utilizou as duas formas (A/B) para montar esta modelagem, deixando assim, modelagem pé de galinha confusa se formos nos atentar às cardinalidades pré definidas por ele. Quanto ao exemplo que foi mostrado nesta resposta, considere que você não teria um diagrama já pré modelado, ou seja, onde você saberia qual lado é 0, qual lado é 1, e a relação de "quantos", você teria apenas as tabelas e teria que fazer diretamente a ligação pé de galinha, então, seguindo aquele passo a passo você obteria o resultado.

Observação: Já estamos analisando as suas dúvidas que estão em aberto, em breve você terá o retorno sobre elas.

Fico à disposição.

Danielle.

Então meu processo de raciocínio para montagem das cardinalidades e ligaçoes com blinhas/tridente estão todas corretas?? Sobre os avisos das novas aulas e análise das outras dúvidas, estou no aguardo.

Obrigado.

solução!

Olá Thiago!

Sim, todo o seu processo de raciocínio para montar as cardinalidades nesta modelagem está correto. Fico muito feliz em ver que mesmo com todos problemas causados pelas inconsistências apresentadas durante o curso, você conseguiu desenvolver o seu processo de raciocínio de uma forma muito interessante Thiago.

Mais uma vez peço desculpas e fique a vontade para postar suas dúvidas aqui no fórum.

Danielle.

Eu que agradeço a atenção. Desculpe se estou sendo pentelho, mas é porque estou colocando todas as minhas fichas no meu estudo com vocês e sei que podem entregar melhor.

Da ajuda de vocês tenho nada a reclamar, de verdade.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software