2
respostas

[Dúvida] Zona de estresse

Durante minha aprendizagem em Java, tentei fazer diversas vídeo aulas, que em sua maioria, acompanhava, e em algum momento me perdia no meio do caminho, seja por versionamento do Java ou por algum erro besta que deixei passar, tentava pesquisar o erro mas não encontrava e então largava de mão o projeto.

O que eu poderia fazer diferente? 1 - Talvez não ver o vídeo e ir fazendo junto? fazer uma coisa de cada vez, ver e aí sim depois tentar reproduzir.

2 - Ter mais paciência quando se trata de códigos que não domino e ir com mais calma nas pesquisas

3 - Tentar digerir o assunto com mais calma, pesquisar dúvidas (por mais simples que sejam) por fora do vídeo e etc.

Alguma sugestão de como superar isso? Sou do tipo que aprende fazendo, se me vejo parado por muito tempo escutando uma vídeo aula prática não consigo me concentrar

2 respostas

Oi Giorgio, tudo certo?

Assim como você, eu só aprendo fazendo. Então quando estou vendo uma aula eu faço anotações ou desenvolvo junto com o professor. Se eu assistir e depois tentar replicar sozinha pela primeira vez, algo provavelmente vai dar errado kkkkkk

Outra dica que eu posso te passar é usar a inteligência artificial ao seu favor. Se o código não está funcionando, usa o Chat GPT para corrigir e pede uma explicação!

E aí blz? Aqui vão algumas sugestões para ajudar no seu processo de aprendizagem:

1. Divida o aprendizado em pequenos passos: É muito fácil se perder em aulas longas ou complexas. Tente assistir pequenos trechos de vídeos e, logo em seguida, pratique o que foi ensinado. Isso ajuda a fixar o conhecimento e diminui a chance de se sentir sobrecarregado.

2. Anote suas dúvidas e erros: Enquanto você assiste ou pratica, anote qualquer dúvida ou erro que surgir. Depois, pesquise sobre esses pontos específicos. Isso vai te ajudar a entender melhor o conteúdo e não perder tanto tempo em algo que poderia ser resolvido com uma pesquisa rápida.

3. Faça pausas estratégicas: Quando perceber que está ficando desatento ou frustrado, faça uma pausa. Retornar com a mente mais descansada pode ajudar a entender melhor o conteúdo.

4. Participe de comunidades online: Fóruns, grupos de estudo ou comunidades no GitHub podem ser ótimos lugares para tirar dúvidas e compartilhar conhecimento. Às vezes, outras pessoas já passaram pelos mesmos erros que você.

5. Pratique projetos pequenos e simples: Em vez de se lançar em projetos grandes logo de cara, comece com projetos menores que você consiga completar. Isso dá uma sensação de progresso e pode motivar você a continuar.

6. Revise os conceitos básicos regularmente: Às vezes, dificuldades com conceitos avançados vêm de uma falta de compreensão dos fundamentos. Revisar os conceitos básicos pode fortalecer sua base e facilitar o aprendizado de tópicos mais avançados.

7. Aprenda com diferentes fontes: Se um vídeo ou aula não está funcionando para você, tente outra abordagem. Livros, blogs, tutoriais escritos, ou até mesmo podcasts podem oferecer explicações que se encaixam melhor no seu estilo de aprendizado.

8. Seja paciente consigo mesmo: Aprender a programar é um processo que leva tempo. Não se cobre demais e celebre as pequenas conquistas ao longo do caminho.

Seguindo essas sugestões, com o tempo você deve notar uma melhora na sua capacidade de aprendizado e uma redução na frustração com erros e dificuldades.