Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] (Z) e (-Z)

Boa tarde!

Minha dúvida é sobre a inversão do cálculo do intervalo 1 - norm.cdf(Z). Na aula, a fórmula para calcular a probabilidade de alguem ter mais de 1.90 de altura é : probabilidade = 1 - norm.cdf(Z). Por qual razão a expressão para encontrar o inverso é:

probabilidade = norm.cdf(-Z)

e não:

probabilidade = -(1 - norm.cdf(Z))

A primeira expressão não calcularia somente o ponto contrário de 1.90?

Obrigado!

4 respostas
solução!

Oi Eduardo, tudo bem?

Para ficar mais claro, vamos analisar a função norm.cdf(Z), ela retorna a probabilidade acumulada até o ponto Z na curva normal padrão. Para encontrar a probabilidade de obter um valor maior que Z, subtraímos a probabilidade acumulada até Z de 1: 1 - norm.cdf(Z).

Na expressão norm.cdf(-Z), estamos encontrando a probabilidade acumulada até -Z, que é a mesma que a probabilidade de obter um valor maior que Z. Assim, norm.cdf(-Z) é equivalente a 1 - norm.cdf(Z).

Já a expressão probabilidade = -(1 - norm.cdf(Z)) calcula o oposto da probabilidade de um valor maior do que 1,90 metros, mas não é equivalente a calcular a probabilidade de um valor menor. Isso resultaria em um valor negativo, e probabilidades não podem ser negativas.

Espero ter esclarecido sua dúvida.

Qualquer questão, não hesite em compartilhar no fórum.

Grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá!

Só para ver se eu entendi corretamente. Nós temos (..., -Z, ..., Média, ..., Z, ...). A função norm.cdf(-Z) serve para calcular a probabilidade do ponto -Z até o infinito positivo. Como a distribuição normal é simétrica, dizer que a probabilidade -Z é (X) é a mesma coisa que falar que a probabilidade (1 - Z) também é (X). Correto?

Obrigado!

Oi Eduardo, tudo bem?

Desculpe pela demora em obter um retorno.

Exato! Isso mesmo!

Abraços e bons estudos!

Obrigado!