7
respostas

[Dúvida] WSL não conecta - esta vermelho

IWSL não fica verrde

7 respostas

Olá, Leandro! Tudo bem?

O que pode estar acontecendo é que o WSL não está conseguindo se conectar corretamente ao VS Code. Seguem alguns passos que podem ajudar a resolver:

1. Abra o PowerShell ou Prompt de Comando como administrador e rode:

wsl --list --verbose

para verificar se o Ubuntu aparece listado e em execução.

2. Ainda no PowerShell, encerre todas as distribuições com:

wsl --shutdown

3. Em seguida, inicialize novamente o Ubuntu com:

wsl -d Ubuntu-22.04

4. Depois, feche e reabra o VS Code para testar a conexão.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
não sei onde fiz errado, mas ta informando que o comando WSL não esta sendo econtrado

Oi, Leandro!

Pelo print, notei que você já está dentro do Ubuntu. Quando já estamos dentro da distribuição Linux, não precisamos rodar wsl -d Ubuntu-22.04. Esse comando só faz sentido no PowerShell/Prompt do Windows, para escolher ou iniciar uma distro.

Ou seja: se você chegou até esse terminal, significa que o WSL já está funcionando corretamente.

Pelo print da sua primeira interação, acredito que você já fez os passos da atividade Iniciando o projeto, certo?

Agora, o próximo passo é navegar até a pasta do projeto e abrir o VS Code dentro dela pelo WSL:

1. No terminal do Ubuntu (já aberto pelo WSL), digite:

cd ~/Documentos/pipeline_dados

(Se a pasta estiver em outro caminho, use ls para listar e vá entrando com cd <nome_da_pasta> até chegar lá).

2. Dentro da pasta do projeto, abra o VS Code com:

code .

Dentro do VSCode, veja se o ícone do WSL agora está verde.

Fico à disposição.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

ola boa noite
eu tenho que clicar nessa area vermelha e depois que abrir as opções selecionar alguma coisa?
Pq eu tentei todas as dicas que me deram e não consigo fazer conectar

Olá, Leandro!

Pelo seu print, vejo que que o WSL está instalado e funcionando. O "problema" é que o VS Code ainda não está conectado ao ambiente WSL. Para conectar peço que siga os passos abaixo:

1. Clique no botão vermelho no canto inferior esquerdo do VS Code "WSL: Ubuntu - 22.04"
  2. Escolha a opção "Connect to WSL using Distro".
  3. Selecione "Ubuntu-22.04" na lista que aparecer.
  4. Aguarde o VS Code recarregar a janela.

O ícone deverá ficar verde, indicando que você está conectado ao WSL.

Se ainda não funcionar:
Às vezes a extensão necessária pode estar desativada ou com problemas. Verifique assim:

1. No VS Code, clique no ícone de Extensões (quadrados na barra lateral)
  2. Pesquise por "WSL".
  3. Certifique de que a extensão "Remote - WSL" (publicada pela Microsoft) está instalada e habilitada.
  4. Se não estiver instalada, clique em "Install".

Se estiver instalada, tente desinstalar e reinstalar.

Reinicie o VS Code e tente conectar novamente.

Fico à disposição!

**estou abrindo o VScode da seguinte maneira: "/Documentos/pipelinedados > code . "
o WSL ja estava intalado e habilitado. Continua não conectado.
O fato de não estar conectado pode afetar alguma coisa, terei problemas se eu seguir assim ?

Oi Leandro!

Não estar conectado ao WSL no VS Code pode trazer algumas diferenças na sua experiência de desenvolvimento, já que o curso prepara todo o ambiente dentro do WSL (com a instalação do Python e bibliotecas em versões específicas).

Se você não conectar ao WSL, o VS Code vai usar o Python do seu próprio sistema operacional. Nesse caso, se você já tiver o Python instalado, basta instalar manualmente as bibliotecas do curso no terminal do VSCode, por exemplo:

pip install requests==2.28.2
pip install pandas==2.0.0

Esses comandos podem ser executados direto no terminal do VS Code. Caso ainda não tenha o Python instalado no sistema, será necessário baixá-lo antes (do site oficial).

Se preferir não se preocupar com configurações locais, você também pode usar a ferramenta mencionada pelo instrutor, o Google Colab, que roda tudo na nuvem.

Como usar o Colab:

1. Na aba Arquivos, clique em “Fazer upload para o armazenamento da sessão” para enviar os arquivos do projeto.

2. Para copiar o caminho de um arquivo, clique com o botão direito sobre ele e selecione “Copiar caminho”.

3. Cole esse caminho nas variáveis do seu código:

Para executar o código basta clicar na seta de 'play' ao lado do código.

Neste caso do Colab, você pode pular para a aula Lendo dados com readline.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!