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[Dúvida] Webrooming, quando o gestor encara como problema

Atuo em uma Ótica como assistente de e-commerce. Atualmete são três lojas fisícas, site próprio e Americanas. Minha gestora sempre reclama dizendo que as promoções do site atrapalhamas vendas na loja fisíca, uma vez que no site sempre colocamos desconto geral para pagamento parcelado e um percentual a mais de desconto para pagamento no pix.

O cliente (webrooming) quer as mesmas condições do site, na loja fisica é trabalhado com o preço da etiqueta (sem desconto). A minha gestora acha que isso atrapalha na venda offline, por ter que fazer o mesmo desconto do site. Na verdade, tem vindo muitos clientes novos que não conheciam a loja, nos conhece através das pesquisas online. Ao meu ver, ganhamos em volume e também saimos na frete dos concorrentes da região por nenhuma outra loja ter um site com a qualidade do nosso.

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Ei, Renata! Tudo bem?

É bem comum esse tipo de preocupação, não é mesmo?! Mas vejo que o webrooming pode ser uma oportunidade e não só um "problema". O fato de os clientes descobrirem sua ótica online e buscarem as mesmas condições na loja física mostra que seu site está atraindo novos públicos e isso é ótimo!

Uma sugestão é alinhar estratégias de preço entre online e offline, como descontos progressivos (ex.: maior desconto no PIX em ambos os canais) ou benefícios exclusivos para quem compra na loja física (ex.: brinde, serviço de ajuste grátis). Assim, você mantém a vantagem competitiva do site sem comprometer as vendas presenciais.

Continue se dedicando aos estudos e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

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Olá, Já passei por situações parecidas, no mercado de franquias é bem comum os franqueados reclamarem das ações online, pois não concordam com a política.

O ideal é primeiro: alinhar os objetivos da marca e os objetivos comerciais, o foco são as vendas nas lojas físicas ou online? De acordo com a definição da estratégia você conseguirá direcionar melhor suas ações.

Uma outra possibilidade é realizar ações ominichanel e fazer cross entre os canais (exemplo: compre online e retire na loja e aplicar um desconto válido apenas para recompra)

  • Você consegue setar a região na entrada do site e colocar os descontos visíveis apenas para região onde não há loja física (isso pode resolver uma parte).