Nesse curso usaremos mais o VScode do que o Pycharm?
Nesse curso usaremos mais o VScode do que o Pycharm?
Olá, Arthur! Tudo bem?
No curso "Python: avançando na linguagem", o uso de um editor de código específico, como o VS Code ou o PyCharm, não é uma exigência. Nesse curso, o instrutor utiliza o Pycharm e a aula que você mencionou foca no VS Code apenas para exemplificar como configurar o reconhecimento do UTF-8, uma configuração importante para trabalhar com caracteres especiais e acentuação.
No entanto, essa configuração também pode ser feita no PyCharm ou em outros editores de código. A escolha entre VS Code e PyCharm (ou qualquer outro editor) depende muito da sua preferência pessoal e do que você acha mais confortável para trabalhar.
Por exemplo, se você optar pelo PyCharm, você também pode configurar o reconhecimento do UTF-8 seguindo estes passos:
1 - Abra o PyCharm e clique em "File" (Arquivo) na barra de menu superior; 2 - Selecione "Settings" (Configurações) e depois "Editor"; 3 - Clique em "File Encodings"; 4 - Na opção "Global Encoding", selecione "UTF-8" na lista suspensa; 5 - Clique em "Apply" (Aplicar) e depois em "OK".
Assim como no VS Code, essa configuração permitirá que você trabalhe com caracteres especiais e acentuação sem problemas no PyCharm.
Caso você queira se aprofundar e saber qual IDE escolher para trabalhar, recomendo a leitura do nosso artigo que fala um pouquinho sobre isso:
Espero ter ajudado e bons estudos!