Comprei um notebook novo, baixei o vscode, mas ele não abre... dá erro no processamento. É um problema com vscode ou será o notebook? O meu é IdeaPad gaming 3i Lenovo. Estou perdido, não sei onde está o problema!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Comprei um notebook novo, baixei o vscode, mas ele não abre... dá erro no processamento. É um problema com vscode ou será o notebook? O meu é IdeaPad gaming 3i Lenovo. Estou perdido, não sei onde está o problema!
Oi Jonathan, tudo bem?
Primeiramente, é importante mencionar que o VSCode é um software que geralmente funciona bem em diversos tipos de hardware, então é pouco provável que o problema seja o seu notebook IdeaPad gaming 3i Lenovo.
O erro pode estar relacionado a uma série de fatores, como uma instalação corrompida do VSCode, problemas com a versão do Windows ou até mesmo conflitos com algum software de segurança que você possa ter instalado.
Aqui estão algumas sugestões de passos que você pode seguir para tentar resolver o problema:
Reinstale o VSCode: Desinstale o VSCode que você tem atualmente e instale novamente. Às vezes, a reinstalação consegue corrigir qualquer erro que possa ter ocorrido durante a instalação inicial.
Verifique a versão do seu sistema operacional: O VSCode requer uma versão específica do Windows para funcionar corretamente. Verifique se o seu sistema operacional está atualizado.
Desative temporariamente o seu software de segurança: Alguns softwares de segurança podem interferir com o funcionamento de outros programas. Tente desativar temporariamente o seu software de segurança e veja se o VSCode consegue abrir.
Execute o VSCode como administrador: Clique com o botão direito no ícone do VSCode e selecione "Executar como administrador". Isso pode resolver alguns problemas de permissão que podem estar impedindo o VSCode de abrir.
Verifique se há algum erro específico: Quando o VSCode tenta abrir e falha, ele geralmente gera uma mensagem de erro. Se você puder encontrar essa mensagem, ela pode dar uma pista do que está causando o problema.
Lembre-se, estes são apenas alguns passos que você pode seguir.
Um abraço e bons estudos.
Boa noite! Estou pelo cel no momento e não consigo mandar a foto. Mas o erro que aparece é:
Unable to write program use data:
A system error occurred(EPERM: operation not permitted, mkdir 'c:\Users\jonat\AppData\Roaming\Code\User\Globalstorage')
Please make sure the following directories are writeable.
c:\Users\jonat\AppData\Roaming\Code c\Users\jonat.vscode\extensions
Oi Jonathan, tudo bem?
Primeiramente, agradeço por compartilhar o erro que está ocorrendo, isso nos ajuda a identificar melhor o problema. Vamos tentar resolver essa questão da forma mais educada, clara e respeitosa possível.
O erro que você mencionou, "Unable to write program use data: A system error occurred(EPERM: operation not permitted, mkdir 'c:\Users\jonat\AppData\Roaming\Code\User\Globalstorage')", indica que o VSCode está encontrando problemas relacionados à permissão de escrita em diretórios específicos. Esse tipo de erro geralmente está relacionado a questões de permissões do sistema operacional ou conflitos com software de segurança.
Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para tentar resolver esse problema:
Executar como Administrador: Como mencionou, você está usando um novo notebook. Às vezes, o Windows pode ser excessivamente restritivo quanto às permissões de escrita em certos diretórios. Tente abrir o VSCode com privilégios de administrador para verificar se isso resolve o problema. Para fazer isso, siga os passos abaixo:
Teste se o VSCode abre corretamente após isso.
Aqui no fórum da Microsoft essa é a opção que solucionou o problema.
Verificar as Permissões de Diretório: O erro menciona que há problemas de permissão nos diretórios 'c:\Users\jonat\AppData\Roaming\Code' e 'c:\Users\jonat.vscode\extensions'. Vamos garantir que você tenha as permissões adequadas para esses diretórios.
Reinstalar o VSCode: Se as etapas acima não resolverem o problema, é aconselhável desinstalar completamente o VSCode e, em seguida, reinstalá-lo. Isso pode corrigir quaisquer problemas na instalação original.
Verificar Software de Segurança: Como mencionado anteriormente, alguns softwares de segurança podem bloquear o VSCode devido a falsos positivos. Tente desativar temporariamente qualquer software de segurança que esteja em execução em seu notebook e veja se o VSCode funciona corretamente.
Espero que tenha te ajude.
Um abraço e bons estudos.