1
resposta

[Dúvida] VSCODE

Boa noite, tudo bem? Estou fazendo o curso e gostaria de saber se ao ínves do inteliji, posso usar o VSCODE com a extensão para Java, confesso que tenho mais afinidade, e com o inteliji tenho me perdido. Sei que é uma pergunta boba, mas é para ver se consigo continuar o curso.

1 resposta

Oii, Vinicius! Tudo bem por aqui, e com você?

Sua pergunta não é boba de forma alguma. Quando estamos começando, é natural querer utilizar um ambiente onde já nos sentimos à vontade para focar no que realmente importa: o aprendizado da lógica e da linguagem.

A resposta curta é: sim, você pode usar o VS Code sem problemas.

O Java é uma linguagem independente de editor. O que faz o código rodar não é o IntelliJ ou o VS Code, mas sim o JDK (Java Development Kit) que você instalou no seu computador. Desde que o seu VS Code esteja configurado com as extensões corretas, você conseguirá compilar e executar seus programas exatamente como a Jacqueline e o Paulo explicam.

O que você precisa saber ao usar o VS Code:

Embora o resultado final seja o mesmo, existem algumas pequenas diferenças na experiência:

• Estrutura de pastas: O IntelliJ cria automaticamente algumas pastas de configuração (como a .idea e a out). No VS Code, ao compilar, ele pode criar uma pasta chamada bin ou manter os arquivos .class junto aos arquivos .java, dependendo de como você abrir o projeto.
  • Automação: O VS Code é mais leve, mas o IntelliJ tem ferramentas de análise de código nativas que são muito precisas. No VS Code, certifique-se de que o "Language Support for Java" tá ativo para ter as sugestões de código (IntelliSense).
  • O processo é o mesmo: Independentemente do editor, o fluxo que você acabou de ler no texto continua igual:
    1. Você escreve o código no arquivo .java (Código-fonte).
    2. O VS Code (usando o compilador javac) transforma isso em .class (Bytecode).
    3. A JVM lê esse Bytecode e executa o programa.

Uma pequena sugestão:

Como o curso utiliza o IntelliJ, em alguns momentos os instrutores podem mostrar atalhos de teclado ou menus específicos daquela interface. Se você optar pelo VS Code, talvez precise buscar o equivalente ou fazer alguns passos de forma manual (como criar pacotes ou configurar o caminho das bibliotecas).

Se você se sente mais produtivo no VS Code, siga com ele!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!