Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Volumes vs Persistent Volumes

1) Não entendi a aplicabilidade dos volumes em si se eles dependem do ciclo de vida do pod, pra mim faria mais sentido utilizar sempre PV. Imagino que volumes são usados apenas pra dados temporários pois são excluídos ao mesmo tempo que o pod da algum problema e é substituido.

2) Mesmo excluindo o pod, e por consequência o volume, os arquivos criados ainda foram mantidos na pasta do host, mas o arquivo não deveria ter sido excluído já que o volume também foi? Pois se ele permanece, não seria esse o conceito de PV? De persistência independente do ciclo de vida do pod?

1 resposta
solução!

Olá Lucas, tudo bem?

Os volumes em Kubernetes são úteis para compartilhar dados entre contêineres dentro de um pod ou mesmo entre diferentes pods. Um exemplo seria compartilhar um volume para armazenamento de logs ou configurações comuns a vários contêineres. Além disso, os volumes também podem ser usados para armazenamento temporário de dados, como um cache ou um diretório temporário. Os volumes são excluídos quando o pod é excluído, mas nem sempre isso é um problema, pois os dados podem ser replicados em outro lugar e reutilizados em novos pods.

Quando um volume é excluído, o conteúdo do volume é perdido permanentemente, mas qualquer arquivo criado fora do volume ainda permanecerá no host. No entanto, os dados não estarão mais disponíveis para qualquer pod que tenha acesso ao volume anteriormente. Os persistent volumes, por outro lado, são projetados para permitir que os dados persistam mesmo depois que um pod é excluído. Quando você exclui um PV, o armazenamento subjacente ainda é mantido, permitindo que outros pods usem os dados persistentes.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software