Dei uma olhada aqui no fórum e percebi muita gente comentando os códigos do projeto, trazendo várias informações técnicas e até falando de coisas que ainda nem vimos. Isso me fez pensar em trazer uma reflexão e uma dúvida: será que isso também é o que motiva vocês a estarem na programação?
Estava pensando aqui e resolvi compartilhar uma sensação que tenho tido enquanto estudo... Vocês também acabam entrando na "toca do coelho" quando estão programando ou assistindo às aulas?
Às vezes, estou vendo algo "simples" durante a aula, um conceito básico ou uma explicação direta, e, de repente, minha mente começa a viajar. Começo a pensar em como isso funcionaria na prática, em problemas reais que eu poderia encontrar ao aplicar aquilo em um projeto. "E se eu usasse isso em um sistema? Será que dá certo desse jeito? Isso seria um problema, como resolveria? "
Quando percebo, o que era para ser uma tarefa simples já virou uma série de pesquisas e testes para resolver questões que nem fazem parte do exercício. Isso acontece muito mais nos desafios, porque eles fazem a gente "pensar sozinhos" e tentar aplicar o que está aprendendo. E sabe de uma coisa? Eu acho que gosto justamente disso na programação: você nunca para de aprender. Sempre tem algo novo para explorar, uma nova "toca do coelho" para entrar.
Vocês também passam por isso? Ou é só meu TDAH não diagnosticado, vulgo vício em telas, falando?