1
resposta

[Dúvida] Você também tem essa dúvida nos exercícios? Vamos esclarecer!

No exemplo abaixo, como poderíamos concluir esse projeto com o que aprendemos até agora, acredito que surgirão dúvidas, mas seria um bom assunto para praticarmos o que até agora aprendemos.

O programa abaixo tem como objetivo determinar se um usuário pode tirar a habilitação com base na sua idade. Eu ainda não sei o que está acontecendo para que o CSS não rode, me ajudem aí...(Obrigado!)

alert('Vamos verificar se você pode ou não tirar sua habilitação?');
let nome = prompt('Qual é o seu nome?');

if (nome == ' ') {
alert('Você não digitou seu nome!');
} else {
let idade = prompt('Informe sua idade?');
if (idade >= 18) {
alert('Você pode tirar sua habilitação');
} else {
alert('Espere até completar 18 anos!');
}

1 resposta

Oi Bruno! Como vai?

No seu código, você está utilizando prompt para capturar o nome e a idade do usuário, e alert para mostrar mensagens. Isso está correto para a lógica de programação que você está praticando. Aqui está uma pequena revisão do seu código:

alert('Vamos verificar se você pode ou não tirar sua habilitação?');
let nome = prompt('Qual é o seu nome?');

if (nome.trim() === '') {
    alert('Você não digitou seu nome!');
} else {
    let idade = prompt('Informe sua idade?');
    if (idade >= 18) {
        alert('Você pode tirar sua habilitação');
    } else {
        alert('Espere até completar 18 anos!');
    }
}

Notei que você está verificando se nome é igual a um espaço (' '), mas pode ser mais eficaz usar nome.trim() === '' para verificar se o usuário não digitou nada, pois trim() remove espaços em branco do início e do fim da string.

Quanto ao CSS, se você mencionou que ele não está funcionando, pode ser que o arquivo CSS não esteja sendo referenciado corretamente no seu HTML. Certifique-se de que o caminho para o arquivo CSS está correto no seu arquivo HTML. A linha no HTML deve ser algo como:

<link rel="stylesheet" href="caminho/para/seu/arquivo.css">

Verifique se o caminho está correto e se o arquivo CSS está no local esperado.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.