3
respostas

[Dúvida] VM sendo abortada, não consigo abrir

Estou na aula 9 de Por que aprender linux e não consigo acompanhar pois quanto tento abrir minha VM aparece o seguinte erro: Not in a hypervisor partition (HVP=0) (VERR_NEM_NOT_AVAILABLE). AMD-V is disabled in the BIOS (or by the host OS) (VERR_SVM_DISABLED).

imagem do erro. Ativei o hypervision no windows, reiniciei o computador e ainda não funcionou

3 respostas

Olá, Leonardo!

Pelo erro que você está enfrentando, parece que o suporte à virtualização AMD-V não está habilitado no BIOS do seu sistema. Isso é necessário para que a virtualização funcione corretamente no VirtualBox. Mesmo que você tenha ativado o Hyper-V no Windows, é preciso garantir que o AMD-V esteja habilitado na BIOS para que a VM possa ser iniciada.

  • Precisa habilitar a virtualização na BIOS do Windows

Aqui estão os passos que você pode seguir para resolver o problema:

  1. Reinicie o seu computador e entre na BIOS. Isso geralmente é feito pressionando uma tecla específica durante o processo de inicialização, como Del, F2, F10, F12 ou Esc, dependendo do fabricante do seu computador.

  2. Uma vez na BIOS, procure pelas configurações relacionadas à CPU ou segurança. Você está procurando por uma opção que geralmente é chamada de "Virtualization Technology", "AMD-V", "SVM", "VT-x", "VT-d" ou algo semelhante.

  3. Garanta que a opção de virtualização esteja habilitada. Isso pode estar listado como "Enabled" ou "Active".

  4. Salve as alterações e saia da BIOS. O seu computador irá reiniciar com as novas configurações.

  5. Tente iniciar a VM novamente no VirtualBox.

Se mesmo após essas etapas o problema persistir, pode ser que haja algum conflito com o Hyper-V. Neste caso, você pode tentar desabilitar o Hyper-V no Windows para ver se isso resolve o problema. Isso pode ser feito através do Painel de Controle > Programas e Recursos > Ativar ou desativar recursos do Windows, e então desmarcar a caixa do Hyper-V.

Espero que essas informações te ajudem a solucionar o problema e que você consiga acompanhar a aula sem mais interrupções. Bons estudos!

Olá Leonardo! Td bem? espero que sim!

Vc já conseguiu realizar alguma virtualização nessa sua máquina antes?

O erro indica que o hypervisor (responsável por permitir a virtualização) está desabilitado na sua máquina.

Verifique isso no Windows indo no gerenciador de tarefas ( atalho: CTLR + SHIFT + ESC) e indo na aba da CPU. Lá tem vários dados do processador e um deles é algo parecido com "virtualização". Verifique se está habilitado.

Caso não esteja, vc terá que habilitar. Eu só conheço a maneira de habilitar pela configuração da BIOS, mas essa configuração varia de placa para placa, mas é bem simples, é só entrar na BIOS setup e achar essa opção de hypervisor e marcar como 'habilitar' e salvar as configurações

Gente, obrigado pela ajuda, vocês foram muito rápido nas respostas a minha dúvida. Leonardo, fiz o que você indicou e vi que minha virtualização está desabilitada, porém, agora meu problema é entrar na BIOS, não consigo de jeito nenhuma, tentei já: 1- reiniciar o Pc clicando a tecla da bios (para mim é f2 pelo que pesquisei) 2- reiniciar o pc mantendo o dedo na tecla da bios 3- desligar o pc e ligar, tanto mantendo o dedo quanto clicando incessantemente. 4- pelas configurações do sistema, chegando até uefi settings, que no meu computador descobri que não existe :) (https://cdn1.gnarususercontent.com.br/1/4699300/9cc2a459-f93d-49d3-8a1c-eb9f8700e8ad.png)

Renan, meu computador já estava com hyper v desativado pelo que me lembre. Eu acabei ativando e tentei novamente... não deu certo, vou tentar desativar denovo.

sobre a bios e o UEFI, eu vi que meu pc não suporta UEFI:(https://cdn1.gnarususercontent.com.br/1/4699300/c38cdf9d-7995-401a-8379-1968a6a4f7a4.png) , pelo que entendi o motivo é que o modo da bios ali tá herdado, mas ficou meio confuso isso na minha cabeça.

enfim, tentei muitassss coisas desde que cheguei nesse problema, se vocês ainda conseguirem me ajudar eu agradeço. Obrigado novamente pelas respostas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software