Olá!
Minha máquina já possui o Linux Mint instalado como sistema operacional. Como eu conseguiria proceder com os passos apresentados na aula? Consigo fazer diretamente pela linha de comando, ou precisaria instalar uma nova VM?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá!
Minha máquina já possui o Linux Mint instalado como sistema operacional. Como eu conseguiria proceder com os passos apresentados na aula? Consigo fazer diretamente pela linha de comando, ou precisaria instalar uma nova VM?
Olá, Anna, como vai?
Como você já utiliza o Linux Mint como sistema operacional principal, não é necessário instalar outro sistema operacional diretamente no computador para acompanhar o curso. A proposta da aula é justamente criar uma máquina virtual para ter um ambiente Linux separado, mas, no seu caso, o Mint já fornece um ambiente Linux completo para executar os comandos e praticar a parte de linha de comando apresentada no curso.
Ainda assim, se quiser reproduzir exatamente o cenário da aula, você pode instalar o VirtualBox no Linux Mint e criar uma VM com o Ubuntu Server. Dessa forma, o Mint continua sendo seu sistema principal e o Ubuntu Server fica isolado dentro da máquina virtual. Isso também permite praticar conceitos importantes de infraestrutura, como criação de VMs, configuração de servidores e gerenciamento de diferentes ambientes.
Se surgir alguma dificuldade durante a configuração, o fórum está à disposição para ajudar.