Oi pessoal tudo bem?
No curso quando fala do comando ls -a o retorno desse comando eu fiquei com duvida em como visualizar qual pasta estamos e qual é um nível acima ou abaixo:
Oi pessoal tudo bem?
No curso quando fala do comando ls -a o retorno desse comando eu fiquei com duvida em como visualizar qual pasta estamos e qual é um nível acima ou abaixo:
O comando ls -a
é utilizado para listar o conteúdo de um diretório no sistema operacional Linux. Ele exibe informações sobre arquivos e subdiretórios, incluindo detalhes como nomes, permissões, proprietários e datas de criação. Vamos explorar como visualizar a localização atual e os diretórios adjacentes:
Diretório Atual (Presente):
pwd
. Ele exibirá o caminho completo do diretório atual.Diretório Acima (Pai):
cd ..
. Isso o levará ao diretório pai.Diretório Abaixo (Filho):
cd nome_do_subdiretorio
. Substitua nome_do_subdiretorio
pelo nome real do subdiretório desejado.Lembre-se de que o comando ls -a
não fornece informações sobre a localização atual, mas apenas lista o conteúdo do diretório. Para verificar a pasta atual, use pwd
. Espero que isso esclareça suas dúvidas!
ah sim bacana, acho que o que me fez confusão foi a forma que os arquivos ficam, conforme da na imagem:
. pasta1 pasta2 .. pasta 3 pasta4
da forma que o terminal trouxe (imagem acima) não consegui entender qual era o diretório pai / filho mas com sua explicação entendi.
Uma outra duvida ao executar o comando ls -la ele trouxe esse total 24 o que se refere ele?