2
respostas

[Dúvida] visualização das pastas

Oi pessoal tudo bem?

No curso quando fala do comando ls -a o retorno desse comando eu fiquei com duvida em como visualizar qual pasta estamos e qual é um nível acima ou abaixo:

Retorno do comando ls -a que mostra as outras pastas e arquivos que tem dentro do diretório  atual

2 respostas

O comando ls -a é utilizado para listar o conteúdo de um diretório no sistema operacional Linux. Ele exibe informações sobre arquivos e subdiretórios, incluindo detalhes como nomes, permissões, proprietários e datas de criação. Vamos explorar como visualizar a localização atual e os diretórios adjacentes:

  1. Diretório Atual (Presente):

    • Para verificar em qual pasta você está atualmente, basta executar o comando pwd. Ele exibirá o caminho completo do diretório atual.
  2. Diretório Acima (Pai):

    • Para visualizar o diretório imediatamente acima do atual, use o comando cd ... Isso o levará ao diretório pai.
  3. Diretório Abaixo (Filho):

    • Se você deseja acessar um subdiretório específico, utilize o comando cd nome_do_subdiretorio. Substitua nome_do_subdiretorio pelo nome real do subdiretório desejado.

Lembre-se de que o comando ls -a não fornece informações sobre a localização atual, mas apenas lista o conteúdo do diretório. Para verificar a pasta atual, use pwd. Espero que isso esclareça suas dúvidas!

ah sim bacana, acho que o que me fez confusão foi a forma que os arquivos ficam, conforme da na imagem:

. pasta1 pasta2 .. pasta 3 pasta4

da forma que o terminal trouxe (imagem acima) não consegui entender qual era o diretório pai / filho mas com sua explicação entendi.

Uma outra duvida ao executar o comando ls -la ele trouxe esse total 24 o que se refere ele? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software