Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

[Dúvida] Versões corretas de Dart, Flutter, SDK, etc.

Fiz toda a formação Dart. Estou fazendo a FORMAÇÃO FLUTTER, e estou agora no curso “Flutter com Web API: evoluindo na integração da aplicação”.

Mas estou tendo muitos problemas, pois durante as formações anteriores meu Dart, Flutter e SDKs foram sendo atualizados de vez em quando, então não tenho certeza de estar usando as versões corretas.

Assim, estou tendo erros na hora de digitar os exemplos, e quando consigo resolver acabo tendo erros em tempo de execução.

Me parece que as versões que devo usar são Flutter 3.0.5 e Dart 2.17.6 mas não tenho certeza.

Gostaria de pedir a gentileza de que vocês me informassem as versões corretas do Flutter, Dart, SDKs e outros arquivos que devo utilizar, pois pretendo desinstalar tudo e instalar de novo com as versões corretas para poder prosseguir com o curso.

Estou fazendo a FORMAÇÃO FLUTTER, e estou agora no curso “Flutter com Web API: evoluindo na integração da aplicação”.

Deixo aqui meus parabéns pelos excelentes cursos e pela estrutura da Aluva, e agradeço antecipadamente o auxílio.

Um forte abraço a todos.

5 respostas

Olá, tudo bem?

Em teoria, utilizar as versões 3.13.x + do Flutter não deveria impactar os cursos desta formação. Não tenho certeza de qual versão do Flutter foi utilizada, mas acredito que seja a versão 3.3.4 (? não sei te confirmar neste exato instante). Mas assim que eu tiver confirmação da versão utilizada nos cursos, vou atualizar as atividades de "preparando ambiente" colocando as versões corretas.

Com relação ao seu erro, poderia dizer um pouco mais sobre o que aconteceu?

Boa tarde, Matheus.

Obrigado pela rápida resposta.

Estou usando a versão 3.16.5 do Flutter, e o Dart SDK version: 3.2.3

Com relação aos erros, em alguns comandos tive que mudar um pouco os comandos em alguns pontos da aplicação, pois na versão que eu estava usando estava havendo problemas, tipo quantidade de parâmetros passados, etc.

Na aplicação que eu fiz, após executar os passos descritos na aula 01 - Conhecendo o projeto base e métodos HTTP, atividade 05 - configurando trela para alteração, ao executar todos os passos, ao clicar em um card com informações ocorre o seguinte erro de runtime:

======== Exception caught by gesture =============================================================== The following _TypeError was thrown while handling a gesture: type 'Null' is not a subtype of type 'Journal' in type cast


Se eu baixo o arquivo original do curso do repositório e tento compilar, acontecem os seguintes erros:

Launching lib/main.dart on sdk gphone64 x86 64 in debug mode... Running Gradle task 'assembleDebug'... ../../.pub-cache/hosted/pub.dev/google_fonts-3.0.1/lib/src/google_fonts_base.dart:14:1: Error: 'AssetManifest' is imported from both 'package:flutter/src/services/asset_manifest.dart' and 'package:google_fonts/src/asset_manifest.dart'. import 'asset_manifest.dart'; ^^^^^^^^^^^^^ ../../.pub-cache/hosted/pub.dev/google_fonts-3.0.1/lib/src/google_fonts_base.dart:32:31: Error: 'AssetManifest' is imported from both 'package:flutter/src/services/asset_manifest.dart' and 'package:google_fonts/src/asset_manifest.dart'. AssetManifest assetManifest = AssetManifest(); ^^^^^^^^^^^^^ Target kernel_snapshot failed: Exception

FAILURE: Build failed with an exception.

  • Where: Script '/Users/ataliba/src/flutter/packages/flutter_tools/gradle/src/main/groovy/flutter.groovy' line: 1350

  • What went wrong: Execution failed for task ':app:compileFlutterBuildDebug'.

    Process 'command '/Users/ataliba/src/flutter/bin/flutter'' finished with non-zero exit value 1

  • Try:

    Run with --stacktrace option to get the stack trace. Run with --info or --debug option to get more log output. Run with --scan to get full insights.

  • Get more help at https://help.gradle.org

BUILD FAILED in 52s Exception: Gradle task assembleDebug failed with exit code 1


Acredito que sejam conflitos entre versões, pois parece que o mesmo pacote está sendo importado de dois pontos diferentes.

O que preciso saber é qual versão do Flutter, Dart, SDKs, etc. devo usar, pois tenho certeza absoluta que não estou usando as corretas.

Obrigado pela ajuda e uma boa tarde.

Pelo o que eu estou vendo, existem dois problemas:

O primeiro eu preciso do seu código no GitHub para poder avaliar melhor, porque parece que o objeto que você está tentando passar por parâmetro está vindo nulo. Esse problema não é de versões diferentes (pelo menos não deveria ser).

O segundo é mais fácil de resolver. Você pode copiar apenas as pastas lib, assets e também o arquivo pubspec.yaml do projeto baixado e colocar em cima do seu. Realmente é um problema de versão, mas é mais culpa das ferramentas de build do android entrando em conflito do que do Flutter.

Boa tarde, Matheus.

Eu já tentei a solução de copiar a pasta lib, assets e o arquivo pubspec.yaml e aí deu mais bagunça ainda.

Eu desinstalei tudo do computador, Android Studio, Flutter, Dart e Java e estou reinstalando tudo do zero.

Após reinstalar vou baixar seu projeto no GitHub no ponto em que eu estava, e continuar a partir dali tendo certeza de que todas as versões estão corretas.

O que preciso saber, como já escrevi em mensagem anterior, é saber quais as versões corretas dos aplicativos devo reinstalar para fazer o curso “Flutter com Web API: evoluindo na integração da aplicação” sem ter problemas.

Pode me passar as versões que citei para eu poder reinstalar tudo, uma vez que já desinstalei, por favor ?

solução!

Resolvi o problema, olhei curso por curso quais as versões que deveriam ser reinstaladas, instalei, carreguei o módulo do curso a partir do github no ponto em que eu estava, e funcionou.

Agora é dar continuidade, e ver se não aparecem mais erros.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software