1
resposta

[Dúvida] VBA - Macro para formatação de arquivos CSV no EXCEL

Boa noite.

A aula 4 do curso "Excel: automatizando tarefas com Macros" explica como gravar macros para a formatação dos arquivos CSV e como salvar esses mesmos arquivos em Excel. Minha dúvida é: sempre que eu for fazer uma macro é preciso tomar cuidado com a ordem das colunas da base de dados? Por exemplo, a ordem das colunas no dia 1 é data, vendedor, vendas e lucro. Minha automação funcionará se no segundo dia a ordem for data, vendedor, lucro e vendas. O Excel, VBA, entende as labels das colunas ou os nomes padrões (coluna A, coluna B, ...) no momento de criar as macros?

Obrigado.

1 resposta

Oii, Eduardo! Tudo bem?

Agradeço por aguardar o nosso retorno.

Sim, a ordem das colunas pode impactar diretamente na execução da macro, principalmente se o código utiliza referências fixas como "coluna A", "coluna B", etc., em vez de buscar os dados pelas labels das colunas. O VBA, por padrão, não entende os nomes das colunas automaticamente, a menos que você programe para isso.

Uma sugestão é usar o recurso de busca por labels no VBA. Você pode, por exemplo, percorrer as células da primeira linha para identificar onde está cada label e, a partir disso, trabalhar dinamicamente com as colunas, garantindo que sua automação funcione mesmo que a ordem mude.

Espero ter ajudado, conte sempre conosco para te auxiliar no fórum.

Até mais, Eduardo!