1
resposta

[Dúvida] variável tentativa

Boa tarde, estou com dúvida com a contabilização das tentativas. Na aula falam para colocar o tentativas++ dentro das chaves do else. Mas o else só é lido quando erramos o número secreto, não consigo entender como consegue contabilizar a tentativa do acerto do número secreto. Não seria mais logico colocar dentro das chaves do while, já que abrange também a tentativa do acerto?

No meu código funcionou das duas formas, tanto colocando dentro das chaves do else, como colocando dentro das chaves do while, mas gostaria de entender melhor isso.

1 resposta

Oi, Zoé! Tudo bem?

As duas formas são válidas porém a diferença entre as duas se dá pois se colocarmos o tentativas++ dentro do else estaremos incrementando a contagem de tentativas apenas quando o usuário erra o número secreto, ou seja, a tentativa que acerta o número não é contada.

Por outro lado, se colocarmos o tentativas++ dentro do bloco while, estaremos contando todas as tentativas, tanto as que acertam quanto as que erram o número secreto, já que o bloco while é executado a cada tentativa, independente do resultado.

Porém, no exemplo dado na aula, como citado pela monitora Mônica, apesar de termos colocado inicialmente o tentativas++ dentro do else deveríamos retirá-lo para contar também quando a pessoa acerta, para conseguirmos contar todas as tentativas, inclusive a que acerta o número.

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓