1
resposta

[Dúvida] variável tentativa

Boa tarde, estou com dúvida com a contabilização das tentativas. Na aula falam para colocar o tentativas++ dentro das chaves do else. Mas o else só é lido quando erramos o número secreto, não consigo entender como consegue contabilizar a tentativa do acerto do número secreto. Não seria mais logico colocar dentro das chaves do while, já que abrange também a tentativa do acerto?

No meu código funcionou das duas formas, tanto colocando dentro das chaves do else, como colocando dentro das chaves do while, mas gostaria de entender melhor isso.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi, Zoé! Tudo bem?

As duas formas são válidas porém a diferença entre as duas se dá pois se colocarmos o tentativas++ dentro do else estaremos incrementando a contagem de tentativas apenas quando o usuário erra o número secreto, ou seja, a tentativa que acerta o número não é contada.

Por outro lado, se colocarmos o tentativas++ dentro do bloco while, estaremos contando todas as tentativas, tanto as que acertam quanto as que erram o número secreto, já que o bloco while é executado a cada tentativa, independente do resultado.

Porém, no exemplo dado na aula, como citado pela monitora Mônica, apesar de termos colocado inicialmente o tentativas++ dentro do else deveríamos retirá-lo para contar também quando a pessoa acerta, para conseguirmos contar todas as tentativas, inclusive a que acerta o número.

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓