1
resposta

[Dúvida] Variavel tempoViagem

Nao entendi o proposito da variável tempoViagem, onde que ela foi usada? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Alan! Tudo bem? Vou tentar explicar tudo detalhadamente. Qualquer dúvida só me perguntar, ok?

De acordo com o exercício, é dito que precisamos de alguns fatores para calcularmos o CUSTO TOTAL da viagem:

• A distância da viagem (em quilômetros).
  • A eficiência do carro (em quilômetros por litro).
  • O preço da gasolina por litro.
  • E a velocidade média durante a viagem (em quilômetros por hora).

A sua dúvida é em relação a variável: let tempoViagem = distancia / velocidadeMedia;

Ela seria a distância da viagem (em quilômetros) dividida pela velocidade média durante a viagem (em quilômetros por hora).

E então resultaria no tempo total da viagem.

EXEMPLO

Vamos supor que você queira fazer uma viagem de São Paulo para o Rio de Janeiro, que tem uma distância de aproximadamente 430 quilômetros. E você pretende dirigir a uma velocidade média de 80 quilômetros por hora.

Como seria feito este cálculo? Usando o código abaixo:

//Iremos usar a mesma variável inserida no código do exercício que você printou:
------> let tempoViagem = distancia / velocidadeMedia; 

// Se seguíssemos o código do exercício iriamos receber por parâmetro no método esse valores do exemplo. 
//Mas como eu quero ser extremamente clara, irei criar essas duas variáveis com o mesmo nome do parâmetro, 
//já atribuindo os valores que preciso:

const distancia = 430; // Distância da viagem em quilômetros.
const velocidadeMedia = 80; // Velocidade média durante a viagem em quilômetros por hora.

// E então será executado o cálculo:
let tempoViagem = 430 / 80;

console.log(tempoViagem);
// Retornaria o tempo da viagem, que seria aproximadamente 5,375 horas, ou seja, cerca de 5 horas e 22,5 minutos.

Normalmente, o tempo de viagem não afeta diretamente o custo do combustível, a menos que haja uma relação indireta, como por exemplo, em casos onde o tempo de viagem pode influenciar o consumo de combustível devido a mudanças na velocidade, tráfego, condições da estrada, etc. E por este motivo não foi inserido no custoTotal.

Bom, estou aprendendo as coisas ainda e utilizando o fórum para não somente sanar dúvidas, mas para que o conteúdo fique fixo. Então se tiver algum erro ou algo que não entendeu, só dizer que irei tentar explicar ou corrigir!