Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Variável raio dentro da função desenhaCirculo

Olá , eu não entendi a logica do por que a variável raio sendo criada dentro da função faz com que eu não aumente o raio em 10 toda vez que eu clicar, quando eu fiz o exercício eu coloquei a variável dentro da função e fiquei quebrando a cabeça para entender oque estava dando errado depois de trocar o código muitas vezes desisti e fui ver as respostas e então na descrição constava que "A primeira coisa que precisamos fazer é extrair a inicialização da variável raio para fora da função desenhaCirculo. Se ela continuasse dentro da função, a cada clique ela voltaria para o valor inicial 10" , mas eu queria entender a lógica por trás disso pra não cometer esse erro de novo.

1 resposta
solução!

Oi, tudo bem? Espero que sim.

Entendi sua dúvida. Vamos analisar as partes da função desenhaCirculo que são importantes para entender melhor essa questão. Em um primeiro momento vamos avaliar a função que contém uma variável em seu escopo.

function desenhaCirculo(evento) {

var raio = 10;

if (evento.shiftKey) {
      raio = raio + 10;
    }
}

O código apresenta o seguinte argumento na condição if (evento.shiftKey) : toda vez que a tecla shift é clicada o raio vai ser igual ao valor do raio +10.

Quando a variável está no interior da função, assim que o shift é pressionado o valor assumido pelo raio é 20, já que inicialmente o raio é 10. Contudo este valor não aumenta progressivamente, pois sempre que a função é lida novamente, linha por linha, o valor inicial do raio volta a ser 10.

Quando a variável é colocada fora da função, tem-se:

var raio = 10;

function desenhaCirculo(evento) {

if (evento.shiftKey) {
      raio = raio + 10;
    }
}

De acordo com o código, sempre que o comando desenhaCirculo for lido e a tecla shift for pressionada, o raio não vai mais ter o valor fixo de 10, mas sim o último valor atribuído ao raio pela condição if (evento.shiftKey). Dessa forma o valor crescerá em uma progressão constante de 10.

Caso tenha curiosidade de ler mais sobre funções e como elas funcionam em um código, deixo o link da documentação oficial de sintaxe e tipos, que comenta sobre isso.

Espero ter ajudado. Caso tenha outras dúvidas, estarei à disposição para te auxiliar.

Grande abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado! ✓.