3
respostas

[Dúvida] Variável de ambiente

Estou com dificuldades para definir o valor da variável CHECKOUT_URL que é utilizada no arquivo payment_consumer.py
self.checkout_url = os.getenv("CHECKOUT_URL")

3 respostas

Olá, Christiane! Como vai?

Para definir o valor da variável de ambiente CHECKOUT_URL que está sendo utilizada no seu arquivo payment_consumer.py, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Defina a variável de ambiente no seu sistema operacional: dependendo do sistema operacional que você está utilizando, o método para definir variáveis de ambiente pode variar.

    • No Windows:

      • Abra o Painel de Controle.
      • Vá para Sistema e Segurança > Sistema.
      • Clique em "Configurações avançadas do sistema" e depois em "Variáveis de Ambiente".
      • Em "Variáveis do sistema", clique em "Novo" e adicione CHECKOUT_URL como o nome da variável e o valor desejado como o valor da variável.
    • No macOS/Linux:

      • Abra o terminal.
      • Você pode definir a variável temporariamente no terminal com o comando:
        export CHECKOUT_URL="http://seu-endereco-de-checkout.com"
        
      • Para definir a variável de forma permanente, adicione a linha acima ao final do arquivo ~/.bashrc, ~/.bash_profile, ou ~/.zshrc, dependendo do shell que você está utilizando.
  2. Verifique se a variável está sendo carregada corretamente: você pode adicionar um print no seu código para verificar se a variável está sendo carregada corretamente:

    import os
    
    checkout_url = os.getenv("CHECKOUT_URL")
    print(f"Checkout URL: {checkout_url}")
    
  3. Reinicie o ambiente de desenvolvimento: se você estiver utilizando um ambiente de desenvolvimento como o VSCode, pode ser necessário reiniciar o terminal ou o próprio editor para que as mudanças tenham efeito.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Oi, Armando!
Obrigada por sua resposta...

Mas o que eu quero saber é qual o valor que o professor atribuiu à variável em questão no arquivo .env da aplicação.
Eu não consegui encontrar o valor utilizado.

Olá, Christiane! Perdão pela demora em responder!

Você consegue ver o momento em que o instrutor mostra as variáveis que estarão presentes no arquivo .env na aula Executando o projeto, mas, caso queira a informação de forma mais direta, você pode acessar o readme dessa pasta do repositório do projeto.

Fico à disposição!