no meu codigo eu consegui por a variavel sem utilizar o @import, isso é normal ? ou devo mesmo assim usar o @import para evitar algum problema ?

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
no meu codigo eu consegui por a variavel sem utilizar o @import, isso é normal ? ou devo mesmo assim usar o @import para evitar algum problema ?

Olá Jean, tudo bem?
A sua dúvida é bastante pertinente. No SASS, é possível utilizar variáveis sem a necessidade de importá-las com o comando @import, desde que essas variáveis estejam definidas no mesmo arquivo ou em um arquivo que seja lido antes do arquivo atual.
No entanto, é uma boa prática usar o @import para garantir que as variáveis estejam disponíveis, especialmente quando estamos trabalhando com arquivos separados para organizar melhor o nosso código. Isso pode evitar problemas futuros, caso a ordem de leitura dos arquivos seja alterada.
No exemplo da aula, o @import '../abstract/variaveis'; é utilizado para garantir que as variáveis definidas no arquivo variaveis.scss estejam disponíveis para uso no arquivo _banner.scss.
Portanto, embora você possa ter conseguido utilizar a variável sem o @import, é recomendado que você continue a usá-lo para evitar possíveis problemas futuros.
Espero ter ajudado e Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!
Sucesso ✨
Um grande abraço e até mais!