1
resposta

[DÚVIDA] 'variaveis.bat' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Bom dia.

Posuo duas unidades de disco na máquina, e utilizo o disco D: para estudo.

Criei e salvei o meu script variaveis.bat no caminho D:

Como adm, enviei o comando para criar o path global em C:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade1 - fui ao path e notei que não foi criado, então criei manualmente

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 Reiniciei os prompts e as respostas são:

O arquivo executado na pasta funciona

1 resposta

Olá Elisangela, tudo bem com você?

O erro ocorre devido à divergência de arquivos entre os dois discos da máquina, o disco C: e disco D:, onde o prompt não terá acesso direto aos arquivos localizados no disco D:.

Para solucionar, temos algumas opções:

• Primeira opção: Ao abrir o terminal, você pode executar o arquivo variaveis.bat fornecendo o caminho completo para o arquivo, como, por exemplo:

E:\Alura\variaveis.bat

• Segunda opção: Adicione o caminho da pasta ao path das variáveis, ao invés de criar uma nova, como você mostrou nas imagens. Para isso, basta abrir as configurações de variáveis de ambientes, e em "variáveis de sistema" clique em path, e no botão "editar", na janela que será aberta, clique em "novo", cole o caminho para a pasta que contém o script, clique no botão "ok". Agora basta abrir uma nova janela do terminal e executar o script como mostro abaixo:

variaveis.bat

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!