1
resposta

[Dúvida] Variação negativa mensal

Precido inserir icones positivos ou negativos na seguinte situacao: Na contabilidade:

Se: janeiro 5% Fevereiro -1,00% Março -0,90%

O certo é:

Janeiro pra fevereiro ⬇️ Fevereiro pra março ⬆️

Pois, eu fiquei menos negativo que o mês de fevereiro. por mais que ainda sim, esteja negativo.

como fazer isso no power bi?! Ja tentei de tudo e ele nao entende.

1 resposta

Oi, dev! Tudo bem?

Uma sugestão de solução para representar a variação percentual mensal em seu relatório do Power BI é através do uso de uma funcionalidade chamada "Ícones Condicionais".

Essa funcionalidade pode ser utilizada para exibir ícones baseados em condições específica. No caso citado podemos exibir um ícone de seta para cima (⬆️) quando a variação percentual mensal melhora e um ícone de seta para baixo (⬇️) quando a variação percentual mensal piora.

Inicialmente, precisamos calcular a variação percentual mensal. Podemos fazer isso criando uma medida DAX que calcula a variação percentual em relação ao mês anterior, como o exemplo abaixo:

Variação Percentual Mensal = 
CALCULATE (
    SUM ( 'Tabela'[Valor] ),
    DATESMTD ( 'Tabela'[Data] )
)
    - CALCULATE (
        SUM ( 'Tabela'[Valor] ),
        DATESMTD ( DATEADD ( 'Tabela'[Data], -1, MONTH ) )
    )

Em seguida, conseguimos aplicar ícones condicionais clicando com o botão direito do mouse na medida de variação percentual mensal na visualização de tabela e selecionando "Formatar células condicionais". Após isso, devemos selecionar "Ícones Condicionais" e configurar as regras para exibir os ícones de seta para cima e para baixo com base na variação percentual mensal.

É necessário pontuar, porém, que a fórmula DAX acima é apenas um exemplo e pode precisar ser ajustada de acordo com a estrutura e os dados da sua tabela.

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software