Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Vantagens e desvantagens PGAdmin.

Hoje trabalho com o banco de dados Firebird e estou acostumado a utilizar o DBeaver para gerenciar o banco de dados, nesse primeiro curso fiz todas as aulas utilizando o DBeaver pois não me acostumei com a interface do PGAdmin, minha dúvida é, tudo que se faz no PGAdmin consigo fazer no DBeaver ou para avançar no PostGreSQL vou precisar utilizar o PGAdmin mesmo por se tratar de um programa exclusivo do PostGre?

1 resposta
solução!

Oi, Fernando! Tudo bem?

O DBeaver é ferramenta muito interessante, haja vista que permite a utilização de diferentes sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBDs), como o próprio PostgreSQL (mas também o MySQL, SQL Server e o Firebird, por exemplo). No entanto, esse mesmo benefício pode ser um impedimento em alguns contextos, pois, diferentemente do pgAdmin, o DBeaver não lidará com recursos mais complexos que só um SGBD específico terá.

Além desse ponto positivo do pgAdmin (de que ele possui recursos especializados em PostgreSQL), vale também trazer alguns aspectos negativos sobre ele, como:

• Lentidão de processamento, caso estejamos lidando com um banco de dados com muitas informações e de elevada complexidade;
  • Quantidade de funcionalidades, que, para quem está tendo o primeiro contato, pode influenciar na utilização da ferramenta.

A escolha sobre qual dos dois utilizar depende muito das nossas necessidades. Caso você utilize outros sistemas gerenciadores além do PostgreSQL, o DBeaver será muito interessante. Por outro lado, se esse não for o caso, o pgAdmin é o mais indicado.

Além disso, Fernando, se você estiver mais familiarizado com o DBeaver e se sinta mais confortável o utilizando, não há problemas quanto a isso. Como vimos, são apenas alguns detalhes que o diferencia do pgAdmin.

Espero ter ajudado! Se surgirem novas dúvidas, conte com o fórum.

Um forte abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.