1
resposta

[Dúvida] Valor não atualiza quando acrescento produto com valor diferente

Nathalia Queiroz, boa noite!

Tenho mais uma dúvida. Eu estou simulando uma tabela com uma base de dados que contém produtos de valores repetidos. Porém, quando eu uso a fórmula Procx em uma outra planilha, para trazer as informações da base de dados, e acrescento nesta mesma base de dados o mesmo produto com valor diferente, a outra planilha não atualiza o valor (somente o produto). Vide os print´s:

Obs: E também não atualiza na somase

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oii, Eduardo! Como vai?

Isso ocorre porque o PROCX e o SOMASE podem ter dificuldades em lidar com valores duplicados ou em como os critérios de busca são configurados. Por exemplo, a função PROCX, por padrão, retorna apenas a primeira ocorrência que encontra.

Como sugestão, você pode testar a criação de uma fórmula usando ÍNDICE e CORRESP. De forma que os critérios estejam claros para buscar a primeira ocorrência de "Limão" na coluna X e retornar o valor correspondente na coluna Y .

E recomendo verificar se o cálculo automático está ativado no Excel, para isso siga as etapas:

  • Entre na guia Fórmulas;
  • Na seção de Cáculo, clique em Opções de cálculo;
  • Revise se o modo Automático está selecionado;

Gif ilustrando os passos para verificar se o cálculo automatico está ativido. No excel, entre na guia de fórmulas, na seção de cálculos, clique em opções de cálculos. Aparecerá algumas opções, revise se o Automatico está selecionado.

E, se me permite, vi que está usando o Paint para fazer as marcações no print. Recomendo que você conheça o Flameshot, ele realiza a captura de tela e tem como personalizar destacando de várias formas. Utilizamos muito por aqui! :D

Espero que a sugestão te ajude, realiza os testes e observe se funciona como esperado.

Bons estudos, Eduardo!