Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Dúvida] Valor diferente na predição

Eu usei o mesmo imóvel ficticío do instrutor mas o valor da minha previsão dobrou de tamanho em comparado a dele, lembrando que também meu modelo_rfr_cv teve o R² igual ao do instrutor.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, William! Como vai?

Parece que o valor da sua previsão está diferente do esperado, mesmo com o R² do seu modelo sendo igual ao do instrutor.

Vou deixar algumas coisas que você pode verificar para entender o que pode estar causando essa diferença:

1. Verifique os Dados de Entrada: Certifique-se de que os dados do imóvel que você está usando para a previsão são exatamente os mesmos que os do instrutor. Pequenas diferenças nos valores podem levar a grandes diferenças na previsão.

2. Normalização e Escalonamento: Verifique se os dados foram normalizados ou escalonados da mesma forma que os do instrutor. Isso pode afetar significativamente as previsões.

3. Parâmetros do Modelo: Confirme se todos os parâmetros do modelo, incluindo os hiperparâmetros usados na Cross Validation, são idênticos aos do instrutor.

4. Versão das Bibliotecas: Às vezes, diferenças nas versões das bibliotecas usadas podem causar variações nos resultados. Verifique se você está usando a mesma versão do Spark e outras bibliotecas relevantes.

5. Repetibilidade do Modelo: Se o modelo não é determinístico (por exemplo, devido a inicializações aleatórias), tente definir uma semente aleatória (random seed) para garantir que os resultados sejam reproduzíveis.

6. Erro no Código: Revise o código para garantir que não haja erros ou omissões. Às vezes, um pequeno detalhe pode passar despercebido.

Se todas essas verificações estiverem corretas e o problema persistir, me faça saber por aqui!

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado